Candelária, 24 de Abril de 2024

Encontro estabelece ações na educação
01 de Julho de 2009

Encontro estabelece ações na educação

Nesta segunda e terça-feira, 29 e 30, acontece no Auditório Central da UNISC, em Santa Cruz do Sul a Conferência Regional de Educação. O tema central será Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. Em 2009, todos setores da educação básica e da superior e da pós-graduação públicas e particulares do país estarão mobilizados na preparação da 1ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá em abril de 2010.

Os encontros, que começaram a ser organizados pelo Ministério da Educação em 2008, têm uma agenda de trabalho para os 12 meses de 2009. No primeiro semestre, as conferências preparatórias acontecem nos municípios e nas regionais . Em Candelária aconteceu no 7 de maio, na Secretaria de Educação com professores, estudantes, pais, diretores, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Ministério Publico.

Uma comissão candelariense de aproximadamente 30 pessoas esta participando da Conferência Regional de Educação em Santa Cruz do Sul. A base dos debates desta conferência é fundamentada nos eixos da educação e será preparatória para a Conferência Nacional de Educação (Conae) no próximo ano.

A Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Lopes, destaca que esta Conferência Regional é fundamental para a definição das bases para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que entrará em vigor em 2011. Estabelecido por lei em 2001, o PNE traça metas de acesso e qualidade da educação pública que devem ser atingidas pelos governos federal, municipais e estaduais.

A Conferência Regional de Educação, bem como as etapas estadual e federal, terá discussões em torno dos temas: Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação; Financiamento da Educação e Controle Social; E Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade