Candelária, 29 de Março de 2024

01 de Julho de 2009

COMITÊ ANTIDROGAS DE CANDELÁRIA

26 de junho: Dia Internacional de Combate as Drogas

Conforme o Juiz de Candelária, Celso Fagundes, toda semana o Fórum recebe pedidos de internação compulsória de dependentes do crack - um dos entorpecentes mais nocivos à saúde e que mais mata. Em média, são três ou quatro casos por semana. “São pessoas de várias idades, principalmente na faixa de 18 a 25 anos, e que já oferecem risco à população”, destaca. Este, segundo ele, é o perfil da maioria dos usuários e traficantes encaminhados para tratamento em hospitais e clínicas de Porto Alegre e Pelotas. Alguns, no entanto, são atendidos na Unidade de Recuperação de Dependência Química do Hospital Candelária.

Com base nesta estatística, o Juiz recebeu nesta sexta-feira, 26 de Junho (Dia Internacional de Combate as Drogas) O prefeito Lauro Mainardi, a Primeira Dama Jussara Mainardi, a Secretária de Assistência Social – Leandra Sartori, o Comandante da Brigada Militar de Candelária – Capitão Rodrigo Sartori, o Delegado da Policia Civil – Eron Marques de Lemos, o promotor Elemar Gräbner e representantes do Conselho Tutelar. O principal objetivo de reunir essas lideranças do município é formatar o Comitê Antidrogas em Candelária. O serviço deve ser desenvolvido em parceria com todos os segmentos que possuem ligação com o tema e com o atendimento de crianças e adolescentes. O foco será criar uma rede para a troca de informações e que permita a prática de ações que possam auxiliar no combate ao uso e ao tráfico de drogas no município. Através deste comitê todos os órgãos que trabalham para inibir o consumo e a venda de entorpecentes poderão se unir e estabelecer estratégias que intensifiquem a fiscalização e o combate aos entorpecentes. Além do Poder Judiciário, o comitê contará com a atuação do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, Prefeitura, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).