Candelária, 25 de Abril de 2024

Dia Mundial do Meio ambiente
07 de Junho de 2017

Dia Mundial do Meio ambiente

Depto de meio Ambiente da prefeitura realiza ações para comemorar

Na tarde do dia 06 de junho, aconteceu na rua coberta uma Mateada, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido no último dia 05. Essa data foi estipulada na Conferência de Estocolmo, em 1972, e desde então as discussões sobre a interferência do homem sobre o meio ambiente tem destaque.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Candelária, através do  Departamento de Meio Ambiente (DEMA) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Conforme a licenciadora ambiental Fabiane Wyzykowski, “é impossível que exista a humanidade sem interferência no meio ambiente, afinal, nós necessitamos de recursos naturais para sobreviver. Entretanto, podemos fazer que essa interferência cause o menor impacto ambiental possível. Há atitudes individuais, que coletivamente, fazem toda a diferença. Temos sim, que cobrar ações dos governantes. Mas também temos sim que separar o nosso lixo, fazer o tratamento preliminar do nosso esgoto, economizar a água, ter árvores na nossa calçada, enfim, fazer a nossa parte. Porque é o lugar onde a gente vive, e não podemos achar que por menor que seja nossa ação, seja pouco, porque não é” afirmou Fabiane.
Assim, a ideia dos organizadores foi reunir num evento, projetos de educação ambiental que vem sendo realizados no município de Candelária. Participaram do evento, juntamente com o DEMA, as escolas: EMEF Cristiano A. Graeff, EMEF Adão Jaime Porto, EMEF Percílio Joaquim da Silveira, EMEF São Paulo, EMEF La Sale, Escola Lepage, Escola Fábio Nackpar dos Santos e Colégio Nossa Senhora Medianeira. As entidades parceiras foram a Afubra, Afecan e a Emater/RS-Ascar.
O evento contou também com a presença do prefeito Paulo Roberto Butzge e do vice-prefeito Nestor Ellwanger. Para o prefeito, “Ações que venham alertar e demonstrar que é necessário cuidados com o meio ambiente, caso contrário, a humanidade pode ter sérios problemas no futuro, são muito bem vindas, e aqui neste dia podemos acompanhar as escolas com seus projetos sustentáveis, e vermos nos jovens essa vontade de fazer um mundo melhor, é muito gratificante”, disse Butzge.
Na oportunidade, o DEMA agradece as empresas parceiras: Casas Radunz, Eletrotec, Gazin e Semal que colaboraram com materiais para a confecção dos móveis de pneus reutilizados, a Ervateira Macedo pela disponibilidade e a Afubra, com a doação das mudas de espécies nativas, que estavam sendo doadas para quem entregava lixo eletrônico. O DEMA e CMMA aproveitam para agradecer a todos os participantes da atividade, e a comunidade que compareceu para engrandecer o evento.

Release Erni Bender
Fonte Fabiana Wyzykowski