Candelária, 24 de Abril de 2024

01 de Junho de 2017

Fechamento do Cartório Eleitoral
Paulo Butzge esteve em Porto Alegre com presidente do TSE

Diante da possibilidade de fechamento de vários cartórios eleitorais distribuídos pelo estado, entre eles o de Candelária, em face da aprovação da portaria TSE nº 372/2017, o prefeito Paulo Butzge esteve em Porto Alegre, na ultima terça-feira, 30, acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores Cristina Rohde, e do Deputado Adolfo Brito,  para encaminhar uma proposta alternativa ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Cini Marchionatti, em  reunião com prefeitos e presidentes de Câmaras de diversas regiões.
Apenas o município de Candelária da 013ª Zona Eleitoral,  consta na lista de fechamento, cidade que possui hoje 24.463 eleitores, onde segundo a resolução faltariam 537 eleitores para manter o funcionamento da mesma. Porém, levando-se em consideração que o município mantém crescimento permanente de eleitorado a cada ano, sendo que nos últimos seis anos obteve crescimento de aproximadamente 1000 eleitores, o prefeito entende que a medida traria enorme dificuldade aos eleitores do município, onde a diminuição de custos do TSE será repassada aos eleitores, que terão que se deslocar para ter acesso à justiça eleitoral.
O ofício encaminhado ao TSE propõe alternativa viável de solução de custo, devida a posição estratégica do município, que poderia absorver os municípios de Cerro Branco, que possui 3.728 eleitores e está distante de Candelária a cerca de 28 km, e atualmente pertence a 010ª ZE de Cachoeira do Sul, que está a 50 km. Novo Cabrais, que também pertence a 010ª ZE distante a 19 km de Candelária e 40 km de Cachoeira, Vale do Sol, que pertence a 162ª ZE, possui 7.960 eleitores e está distante a cerca de 27 km de Candelária, e distante 36 km de Santa Cruz do Sul.
A proposta foi encaminhada ao TSE juntamente com o ofício 138/2017, emitido pelo prefeito da cidade vizinha de Cerro Branco, Jorge Luiz Hoffmann, manifestando o interesse em pertencer ao Cartório Eleitoral de Candelária.
O ofício foi acolhido pelo presidente do TSE, Carlos Marchionatti, que prometeu estudos profundos a respeito do assunto e da proposta, dizendo ainda que apoia a resolução de que nenhum Cartório Eleitoral seja fechado.