Candelária, 18 de Abril de 2024

Assinado Protocolo de Intenções entre Fundação Zoobotânica RS e Prefeitura de Candelária
26 de Junho de 2009

A Casa de Cultura Marco Mallmann foi palco da reedição da Campanha de Educação Tributária Nota Premiada, promovida pelo poder executivo. Na ocasião também foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e o Prefeitura Municipal de Candelária. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 24, com a presença de Artur de Lemos Junior, Presidente da Fundação Zoobotânica e representando o Secretario Estadual de Meio Ambiente, Berfran Rosado, o Chefe de Gabinete da pasta, Jean Carlos Tuzzi Pinto.

Segundo Artur José, a Fundação e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente estão preocupados com a preservação dos fosseis. “Esse Protocolo servirá para ajustarmos o inicio dos trabalhos para o Parque Paleontológico e com isso também estamos protegendo a área das pesquisas predatórias”, esclarece. O presidente também ressaltou o apoio da Fundação em outras exposições que Candelária desejar realizar. “Inauguramos oficialmente também hoje nesta Casa de Cultura a Exposição Dinossauros: Ciência e Ficção, realizada pelo Museu de Ciências Naturais, estamos a disposição para parceria de outras atrações que temos na Fundação”, enfatiza.

O prefeito Lauro Mainardi acredita que este protocolo é o inicio concreto de um sonho que os candelarienses almejam há muito tempo, a construção do Parque Paleontológico. “Queremos concretizar este Parque que infelizmente ainda não saiu do papel, a Fundação terá o apoio que necessitar desta atual administração para dar inicio aos trabalhos”, ressalta Lauro.

Na implantação do Parque Paleontológico de Candelária já foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 227 mil só em desapropriações de terra, na “Sanga dos Fosseis”, localidade do Pinheiro. Ocorre que, depois de concluído o processo de desapropriação, o projeto de implantação do Parque ficou praticamente esquecido, realidade esta que pretende ser mudada a partir deste ano segundo o Presidente da Fundação Zoobotanica.