Ir para o Conteúdo

Candelária, 19 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Estudos para identificar os altos índices de suicídio na região
24 de Junho de 2009

Estudos para identificar os altos índices de suicídio na região

Nesta segunda e terça-feira, 22 e 23 de junho, o município de Candelária sediou a III oficina sobre Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O projeto, no qual o Ministério da Saude solicitou para a Universidade de Estácio de Sá (RJ), esta sendo implantado nos municípios gaúchos de Candelária, Santa Cruz do Sul, São Lourenço e Venâncio Aires. O encontro, que contou com a presença de representantes da área de saúde de diversos municípios, mostrou diagnósticos levantados nestas quatro cidades e realizou-se na AABB.

Estas cidades foram escolhidas pelos altos índices registrados no Rio Grande do Sul. O estudo quer identificar se existe relação entre os suicídios e o veneno de fumo utilizado pelos agricultores, já que os óbitos são geralmente registrados por pessoas que residiam no interior e trabalhavam com a fumicultura.

A primeira oficina aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul nos dias 31 de março e 1° de abril. Já o segundo encontro realizou-se em Porto Alegre nos dias 4 e 5 de maio. Segundo Aristides Feistler, Secretario de Saude de Candelária, o município ofereceu-se para sediar este terceiro encontro por entender a importância da elaboração deste trabalho . “A informação de que os suicídios têm relação direta com os agrotóxicos utilizados nas lavouras de fumo é empírica, pois até agora nenhum estudo comprova isso cientificamente”, explica.

Conforme Aristides, o principal objetivo destes encontros é justamente identificar os verdadeiros motivos e desenvolver ações para prevenir e diminuir os índices. Enquanto a média nacional é de quatro homicídios para cada 100 mil habitantes, a proporção do município de Candelária em relação a este numero chega a 24. Com base em atestados de óbito da Secretaria de Saude, em 2005 o município registrou 5 casos de suicídio, sete em 2006, quatro em 2007 e seis em 2008.








+ notícias