Ir para o Conteúdo

Candelária, 19 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Moradores da Rebentona pedem rede de água
05 de Maio de 2017

Moradores da Rebentona pedem rede de água
Com água de poços e cacimbas salobras, moradores pedem água da Corsan
Reunião de grande relevância tomou boa parte da manhã do prefeito Paulo Butzge, e do vice-prefeito  nessa quarta-feira, quando uma comitiva de  moradores da localidade da Rebentona vieram ao prefeito pedir auxilio, na intenção de ampliar a rede de água da Corsan na localidade da Rebentona. Acompanhados da presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Rohde, a comitiva veio pleitear junto ao prefeito que seja tomada a medida de ampliar a rede existente no local, mas que cobre uma pequena parte da Rebentona.
Segundo o morador da localidade,  Paulo Gewehr, “ o sistema de poços artesianos e cacimbas está inviável na região pelo fato da água ser salobra, impossibilitando o consumo e até mesmo para lavar roupas, já que não contém a pureza necessária”, informou.
Para tentar resolver o problema, o prefeito Paulo Butzge convidou o gerente da Corsan local, Joanei Antonelli, além de Andreia Hubner, diretora do Depto de Planejamento e Captação de Recursos e do Técnico Agrícola Alex Wegner a participarem da reunião, já que existe um pré-projeto elaborado pelo técnico agrícola, Alex Wegner, por ocasião do recurso do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por indicação do Deputado Federal Deonilso Marcon (PT), na ordem de R$ 250 mil, com contrapartida de R$ 9.950,00.
Segundo Antonelli, a possibilidade da Corsan expandir a rede de água na Rebentona é bastante viável. Ele lembrou que a Corsan tem feito grandes investimentos para melhorias o sistema de distribuição de águas no município, e que este pré-projeto já está na Corsan, que deverá mandar um técnico para fazer um levantamento topográfico da região visando adequar o projeto, e a vinda do técnico está programada para acontecer nos próximos dias. O gerente da Corsan garantiu a viabilidade já que existe o recurso,  e através de parceria da Corsan com a Prefeitura Municipal, as chances são muito boas, mas, lembrou ainda, que as questões burocráticas terão que ser vencidas, visto que a demanda de projetos para obras nas cidades gaúchas, que são enviadas a  Corsan em Porto Alegre são grandes”, justificou Antonelli.
O prefeito Paulo Butzge acredita que a verba destinada “não deve ser suficiente para concluir a rede em toda sua extensão, mas acredita que através da parceria da Prefeitura com a Corsan, a situação fique um pouco diferente, já que a Prefeitura entraria com o maquinário necessário para a obra, e a Corsan com o material, o que certamente fará render uma rede bem maior, visto que o custo da Corsan diminuiria”, explicou Butzge.
Após ouvir todas as reivindicações dos moradores da localidade, o prefeito Paulo informou aos presentes que a partir do projeto elaborado pelo técnico da Corsan, o município, juntamente com a Corsan,  irão agilizar o processo, já que considera justa a reivindicação, pois sempre defendeu que a água potável é um direito de todo cidadão, e portanto, o município não medirá esforços para que esta rede de água seja o mais breve possível viabilizada na localidade da Rebentona”, concluiu Paulo Butzge.
 
Na foto comitiva de moradores com autoridades municipais







+ notícias