Candelária, 25 de Abril de 2024

Secretaria da Agricultura entrega três veículos para municípios que aderiram ao Susaf
17 de Abril de 2017

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), por meio do secretário Ernani Polo, realizou, nesta quarta-feira (12), a solenidade de entrega de três veículos Renault Sandero a municípios que aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). Um foi para o município de São Francisco de Paula; um para o Consórcio Cisga, da Serra Gaúcha; e outro para o Consórcio Cisvale, do Vale do Rio Pardo. "É muito importante estarmos cada vez mais equipando os municípios para as ações voltadas ao fortalecimento do Susaf e das agroindústrias familiares. Ainda, com o mecanismo dos consórcios é possível estender o uso do veículo a mais municípios para que possam ter uma ação conjunta e equilibrada nesta questão da sanidade", destacou o secretário Polo.
O Consórcio Cisga abrange as cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis. O veículo ficará sob a responsabilidade do município de Nova Roma do Sul.
Já o Consórcio Cisvale é formado por Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. A responsabilidade será da cidade de Sinimbu.
Sobre o Susaf
O Susaf é um programa de reconhecimento de equivalência do serviço de inspeção municipal ao serviço de inspeção estadual. Em decorrência deste reconhecimento, os municípios podem comercializar seus produtos fora de seus limites. Atualmente são 20 municípios aderidos ao sistema no Rio Grande do Sul, mais de 200 pedidos de adesão, e em torno de 40 municípios em processo de adequação.
O Sistema, implantado em 2012, tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Participaram da solenidade os prefeitos de Venâncio Aires, Giovane Wickert; de Candelária, Paulo Butzge; de Veranópolis, Waldemar de Carli; de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch; de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; de Cotiporã, José Carlos Breda; e de Sinimbu, Sandra Backes. E ainda os deputados estaduais Edson Brum e Elton Weber, que lutam pelo fortalecimento de adesões ao Susaf.
Por Darlene Silveira