Candelária, 26 de Abril de 2024

Placas avisam para acender os faróis em Candelária
24 de Novembro de 2016

Placas avisam para acender os faróis em Candelária

Prefeito entende que lei deve ser educativa

Após a criação da lei de numero 13.290/2016, que obrigado o uso de farol baixo nas estradas, mesmo a luz do dia, e que gerou milhares de multas aplicadas pela Polícia Rodoviária, o prefeito de Candelária, Paulo Roberto Butzge,  entendeu que a lei,  ao invés de ser “punitiva”, deveria ser “educativa”, e para tanto, determinou que fossem colocadas placas  nas principais saídas da cidade, alertando  aos motoristas que devem ligar os faróis  ao circular por estradas federais e estaduais. Segundo ele, “o motorista acaba infringindo a lei por esquecimento, e não por outro motivo! Por isso, achei importante lembrar os usuários que saem de Candelária, da necessidade de acender os faróis, já que é lei e que pode ser imputada multa,   se não cumprida”.
A multa para quem trafegar de faróis apagados é de  R$ 130,16,  considerada infração média, e gera quatro pontos na carteira.
A lei chegou a ser suspensa pela falta de sinalização em algumas cidades onde é confuso determinar onde é estrada e ruas urbanas, visto que algumas rodovias cruzam grandes cidades e que confundem o motorista. Porém, o Governo Federal entrou com recurso na justiça que concedeu liminar possibilitando a volta da cobrança, que está valendo.
O objetivo da Lei do Farol Baixo, como ficou conhecida, é o de aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o numero de acidentes frontais.

Na foto o prefeito Paulo Butzge e o secretário de Administração Lucas Michels