Candelária, 24 de Abril de 2024

Placas indicam que motorista deve acender faróis em Candelária
31 de Outubro de 2016

Placas indicam que motorista deve acender faróis em Candelária
Prefeito entende que lei é para educar

Em razão da Lei 13,290/2016, que obriga os veículos a trafegarem com os faróis acesos durante o dia em rodovias do país, o prefeito Paulo Butzge teve a ideia de alertar a população que irá trafegar nestas rodovias, de sinalizar com placas indicativas esta obrigação, já que algumas vezes, ao entrar na rodovia, muitos motoristas acabam esquecendo, e trafegam por alguns quilômetros com os faróis apagados, o que pode gerar multa no valor de R$ 85,13, além de ser considerada infração média, o que acarreta em alguns pontos na carteira do motorista.

A lei foi que sancionada pelo presidente da República Michel Temer no dia 24 de maio, tem por objetivo aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o numero de acidentes frontais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos indicam que a presença das luzes acesas reduz entre 5% e 10% o numero de colisões entre veículos durante o dia.
O prefeito Paulo Butzge, entendendo que “a Lei é para educar, e que a multa é o último recurso, decidiu sinalizar com placas todas as saídas da cidade, que levam a rodovias, com o indicativo de que o motorista deve acender os faróis, evitando acidentes, e também, evitando ser multado e ter pontos auferidos em sua carteira”, explicou o prefeito. As placas devem ganhar as ruas nos próximos dias, com as dimensões de 1,00 x 0,70 metros.