Candelária, 04 de Maio de 2024

Assistência Social de Candelária é exemplo para RS
21 de Maio de 2009

Assistência Social de Candelária é exemplo para RS

Com o tema “Socializar a riqueza para romper com a desigualdade”, nos dias 14 e 15 de maio de 2009, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, aconteceu o III Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais. Discutiram-se temas como “Saúde do Trabalhador: um olhar sobre o assistente social”, “SUAS: processo de implementação no Rio Grande do Sul” e “O Serviço Social entre o novo e a novidade”. O encontro teve como principal objetivo preparar os assistentes sociais para os principais debates levantados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

A Secretária de Assistência Social do município de Candelária, Leandra Sartori, participou como palestrante sobre o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, juntamente com Maria da Graça da Silva Pereira – Assistente Social do Município de Balneário Pinhal e Léa Maria Ferraro Biasi – Assistente Social - Representante do Fórum Estadual de Assistência Social Não-Governamental do Rio Grande do Sul.

No painel, Leandra salientou para mais de 350 profissionais da área que participavam do evento, o papel do SUAS como modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social, citando os exemplos na pratica de projetos e ações que o municipio de Candelária executa. “Oferecemos na nossa Secretaria a condição de conquista em convívio e socialização, acesso a serviços e benefícios, emancipação das famílias, elevação da auto estima dos indivíduos, acesso a oportunidades de trabalho, cursos de capacitação profissional, entre outros aspectos que o SUAS exige em proteção sociale que nos executamos na pratica”, esclarece.

Conforme Leandra, a equipe de trabalho que conta com profissionais em assistência social, psicologia e pedagogia, realiza experiências conjuntas em projetos e programas. Em especial, com o Gabinete da Primeira Dama. (quadros abaixo). Ao citá-los, a secretária recebeu aplausos calorosos do publico presente no auditório da Assembléia dos Deputados, que constatou o momento de sucesso que o município de Candelária vive em relação às ações realizadas através da Secretaria de Assistência Social e Habitação. “O convite para fazer parte deste Encontro Estadual faz relação justamente a estes exemplos de sucesso que executamos em nossa secretaria. Todos os projetos servem de exemplo para municípios do Rio Grande do Sul”, explica.  “As dificuldades existem em qualquer prefeitura, mas precisamos de um trabalho em rede para mostrar que é possível desenvolver projetos ao alcance de todos”, acrescenta a secretária.

Para prestigiar o painel de Leandra Sartori, estiveram presentes no 3° Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais uma comitiva de Candelária composta por: Primeira Dama de Candelária, Jussara Mainardi; Diretor do Dpto. de Habitação da SMASH, João Francisco; Benedito de Sá (representante do Bairro Ewaldo Prass) e a Assistente Social Leila M. Ferreira Oliveira (ambos membros do Conselho Gestor Municipal do Programa Emancipar RS); Claire Serena, Assistente Social da SMASH e Claudia Queiroz, Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde.

EXPERIENCIAS CONJUNTAS EM PROJETOS SOCIAIS:
GABINETE DA PRIMEIRA DAMA  E SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO.

GRUPOS DE MULHERES RURAIS NO INTERIOR;

PROJETO ACREDITAR;

OFICINAS DE CULINÁRIA, ARTESANATO, CONFECÇÃO DE ROUPAS, COBERTAS E EDREDONS;

PROJETO MUTIRÃO DA CIDADANIA;

PROJETO BANCO DA SUCATA;

PROJETO BAILE DOS SONHOS;

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA;

PROJETO HORTA DE FLORES;

CAMPANHA DO AGASALHO (EM PARCERIA COM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO);

SOPÃO SOLIDÁRIO DE INVERNO;

FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS.

PROGRAMAS, SERVIÇOS E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA SMASH.

- PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA-CADUNICO;

- PROGRAMA PAIF;