Candelária, 26 de Abril de 2024

Departamento de Meio Ambiente de Candelária começa a usar Decibelímetro
28 de Outubro de 2016

Departamento de Meio Ambiente de Candelária começa a usar Decibelímetro
Equipamento adquirido pela Prefeitura está apto para medições

Membros do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Candelária e da Brigada Militar, participaram no ultimo dia 17 do corrente, da segunda parte do curso de Qualificação para operação do aparelho de decibelimetro (Medidor do Nivel de Pressão Sonora) adquirido pela Prefeitura Municipal. O curso foi ministrado na sala de reuniões do Departamento de Meio Ambiente, pela empresa Inovação, Segurança e Medicina do Trabalho da cidade de Novo Hamburgo.
Participaram das duas etapas do curso, os servidores , Valter Fernando Schmidt Auler, Fiscal do Meio Ambiente, Alcioni Silva de Castro, Diretor de Meio Ambiente, Fabiane Senhorinho Wyzykowski, Licenciadora Ambiental e Roberto de Monte Baccar Pilz, Engenheiro Ambiental, e o representante da Brigada Militar, soldado Cléciomar de Azambuja Ellwanger.
O curso foi realizado em dois dias, sendo que a primeira etapa teórica, foi realizada há mais de meio ano, e a segunda etapa, realizada no dia 17 já deveria ter acontecido, porém, por problemas de agenda tanto do departamento de Meio Ambiente quanto da Empresa que aplica o curso, foi realizado somente agora.
Segundo Fernando Auler, “a aula de prática aconteceu em um dia de chuva, portanto, tivemos que fazer o curso em sala fechada, simulando alguns sons para que pudéssemos ter o domínio de como usar o aparelho corretamente, aparelho este que é um dos mais modernos, com a possibilidade de imprimir o teste”, explicou o Fiscal.
Fernando explicou também, que é necessária uma legislação de acordo, para que se possa usar o aparelho corretamente. Ele explicou ainda que a legislação vigente é de 2010, porém, ela não atende a atual demanda. Para tanto, Fernando e Alcioni, com o auxílio do Capitão Dutra, Comandante da Brigada Militar de Candelária, estão reformulando um novo texto, para que atenda as necessidades, que será encaminhado ao prefeito Paulo Butzge, e em seguida segue para o Legislativo para aprovação, e este processo deve durar pelo menos 30 dias.
As medições do Decibelímetro devem reger, ainda segundo Fernando Auler, algumas técnicas, inclusive levando em conta o som ambiental, e em diferentes horas do dia, e em alguns casos sempre acompanhados pela Brigada Militar.