Candelária, 04 de Maio de 2024

Suinocultura pode ser intensificada em Candelária através da Cosuel
21 de Maio de 2009

Suinocultura pode ser intensificada em Candelária através da Cosuel

Nesta terça-feira, 19 de maio, estiveram no gabinete do Prefeito Lauro Mainardi o diretor presidente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado – COSUEL, Gilberto Piccinini juntamente com o Superintendente Carlos Alberto de Figueiredo Freitas. Na oportunidade foi apresentada a intenção de construir uma Unidade Produtiva de Leitões (UPL) em Candelária.

O presidente da cooperativa salientou que a Cosuel pretende ampliar as áreas de atuação, e Candelária poderia ser beneficiada. Gilberto explica que se município for contemplado deverá providenciar uma área de terra, instalação de água e luz, criar um poço artesiano e realizar a terraplanagem do local. Esta nova Unidade de Produção de Leitões teria capacidade para 1.100 matrizes, e o valor gerado pela produção no ano seria de R$ 6.327.031,44.

Conforme Lauro, o interesse por parte do Poder Executivo existe, e as tratativas para implementação desta Unidade devem acontecer no decorrer deste semestre, onde acontecerão reuniões com as entidades do setor rural. “O município possui um grupo de discussão chamado G-8, com certeza todas as entidades que fazem parte deste grupo farão o possível para que Candelária tenha mais esta opção de geração de renda para o setor agrícola. Sendo que uma das premissas é justamente a questão da diversificação rural, e neste caso, a suinocultura traria um novo foco para muitos agricultores que buscam ampliar sua fonte de renda” explica. O prefeito ainda acrescenta o quanto de retorno este investimento traria para o município. “Em ICMS, o retorno para Candelária com este projeto ficaria em mais de 162 mil reais ao ano” acrescenta.

O secretário de agricultura, Orlando Kochemborger, destaca que a suinocultura já faz parte da realidade de muitas famílias no interior. “A profissionalização deste setor será tranqüila em Candelária, tendo em vista o diagnóstico do nosso meio rural”. Orlando enfatiza a seriedade da Cooperativa, que também exporta sua produção. “A Cosuel foi diversificando as suas atividades, e hoje possui fábrica de óleo de soja, a fábrica de rações e a indústria de laticínios. Também exporta seus cortes especiais de suínos para os países do Mercosul, Rússia, entre outros”.

Alem do prefeito, secretário de agricultura e direção da Cosuel, também participaram da audiência o Diretor de Indústria e Comercio de Candelária, Jorge Freitas e o Presidente do Sicredi Centro Serra, Egidio Morsch.