Candelária, 19 de Abril de 2024

30 de Maio de 2016

Secretaria  qualifica novas Agentes de Saúde
Curso de 40 horas aconteceu durante esta semana

A Secretaria Municipal de Saúde, através das profissionais Liria Maria Reis e Grazieli Juliana Priebe, está realizando Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde – ACS, desde segunda-feira, 23, até sexta-feira, 27, totalizando 40 horas.
O curso é pré-requisito para a contratação das novas Agentes Comunitários de Saúde, da área do Pinheiro e novas áreas e áreas descobertas, como Bairro Costa Norte (Prainha), Bairro Pôr do Sol, Vila Passa Sete, Linha Alta, parte da Linha do Rio, Roncador e Vila União.
As 13 novas agentes de saúde receberam nesta sexta-feira, 27, a visita do prefeito Paulo Butzge e do secretário de Saúde, Paulo Gomes, que estiveram no PAM Central, onde está sendo ministrado o curso, como forma de prestigiar as novas agentes, que foram muito elogiadas pelas profissionais Liria e Grazi. O prefeito Paulo Butzge salientou para as novas Agentes, “da importância do cargo, porque trata de saúde, e normalmente quem tem problemas de saúde encontra-se vulnerável, e portanto, é comum apresentar até mesmo mau humor, no que o prefeito destacou as novas agentes que tenham paciência, pois todos podemos viver este tipo de situação, porém, todos queremos e merecemos ser bem tratados”, destacou ainda Paulo Butzge.
O curso ministrado durante toda a semana contou com aulas mesmo durante o feriado, para que se consiga cumprir com as 40 horas necessárias, salientou Liria Reis.
O conteúdo programático estudado nos cinco dias foi o seguinte:
De onde vem o SUS?
Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS.
Atenção Primária à Saúde
ACS: você é “um agente de mudanças”!
Detalhando um pouco mais as suas ações.
O processo de trabalho do ACS e o desafio de trabalhar em equipe
Ética no trabalho;
Cadastramento das famílias;
Mapeamento da área de atuação;
Visita domiciliar;
Trabalhando educação em saúde na comunidade;
Como trabalhar educação em saúde na comunidade;
Recomendações gerais para atividades educativas;
Participação da comunidade;
Atuação intersetorial.
Planejamento das ações
Etapas do planejamento;
Diagnóstico;
Plano de ação;
Execução;
Acompanhamento e avaliação.
Ferramentas de trabalho
Orientações para preenchimento das ficha de cadastramento, acompanhamento, procedimentos e notificações;
Orientações pertinentes das Cadernetas da Criança e da gestante;
Orientação para preenchimento do diário de campo;
Orientação para preenchimento da ficha de acompanhamento ambulatorial.
Todas estarão iniciando os trabalhos de cadastramento e mapeamento a partir do 01 de junho de 2016, em suas microáreas.

Na foto o prefeito, secretário, profissionais da saúde e as Agentes Comunitárias de Saúde