Candelária, 04 de Maio de 2024

Dia da Solidariedade: Aula Prática
20 de Maio de 2009

Dia da Solidariedade: Aula Prática

Um belo exemplo vindo da Escola Estadual Guia Lopes, em Candelária-RS, para ser seguido por outras escolas, onde a educação para a importância do Dia da Solidariedade é efetivamente realizado.

A Escola Guia Lopes promove durante esta semana, intensa programação no Dia da Solidariedade, que aconteceu no ultimo sábado, dia 16 de maio. Centenas de alunos participam das ações, optadas e escolhidas por eles, que vão desde visitas ao asilo e creche municipal, para efetuar doações de alimentos e roupas, até visitas ao Gabinete da Primeira Dama. Neste ultimo caso, o interesse maior é em saber como este órgão municipal realiza suas ações de solidariedade na pratica.

Na oportunidade da visita, que ocorreu nesta segunda-feira, 18 de maio, a turma (4ª série A) de 30 alunos, acompanhados da Professora Ana Margarida e a estagiaria Carine Markus, a Primeira Dama apresentou os Projetos e ações que o Gabinete realiza. E após explanação, incentivou os alunos a fazerem perguntas para esclarecimento de qualquer duvida. Surpreendentemente uma das alunas pergunta: Primeira Dama é como Fada ou Rainha? Jussara Mainardi responde que não. “Somos todos iguais. Na verdade o que eu faço hoje para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, você vai fazer amanhã. Todos nós devemos ser solidários, e as crianças de hoje serão os adultos solidários de amanhã” explica.

A professora Ana Margarida acredita que iniciativas como estas, de oferecer aula pratica do dia da solidariedade, servem para estimular os jovens estudantes a reflexões frente às dificuldades daqueles que mais precisam. “A escola tem um papel importante no enfrentamento dos problemas sociais. É ela que deve motivar a participação da comunidade a contribuir na construção de um mundo mais justo e fraterno”, salienta.

Segundo Jussara, a visita foi inesquecível e importante. “A escola, além de educar deve estar atenta a realidade local. Partilhar momentos como estes com as crianças, e ter a oportunidade de mostrar para elas as ações que realizamos, foi fantástico para nós” enfatiza.