Candelária, 04 de Maio de 2024

Nova Divisão Territorial de Candelária
13 de Maio de 2009

Nova Divisão Territorial de Candelária
A Câmara de Vereadores recebeu através do poder executivo, Projeto de Lei que estabelece a nova divisão territorial do município de Candelária, onde consta a delimitação dos distritos e seus respectivos perímetros urbanos. Anteriormente o município apresentava apenas 2 distritos: Sede e Botucaraí. Com a nova divisão territorial passa para 6 distritos: Sede, Botucaraí, Vila União, Linha Brasil, Pinheiro e Linha do Rio.
O Projeto foi elaborado pela Secretaria de Governo e Planejamento em parceria com as normativas do IBGE. Segundo Bernardo Rizzi, secretário da pasta, esta nova divisão territorial serve principalmente para estabelecer uma política administrativa para todas as localidades, incluindo o diagnóstico das demandas existentes para melhor direcionar as necessidades de cada distrito. “Este Projeto facilitará as ações político administrativas, onde trará resultado na captação de recursos para cada distrito, poderemos com isso levantar com mais facilidade as problemáticas para conseguir verbas do Governo Estadual ou Federal” explica.
A nova divisão territorial visa também estabelecer condições para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizar em 2010 um correto Censo Populacional. Os números com relação a população registrada pelo Censo determina as faixas de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, portanto é fundamental o registro correto da população. Rizzi salienta que o município perdeu em 2008 e 2009, cerca de R$ 2.600.000,00 pois Candelária foi classificada na faixa de 1.4 registrando o numero populacional em 29.444. Anteriormente o município estava na faixa de 1.6 do FPM, pois possuía mais de 31 mil habitantes.
Para o prefeito Lauro Mainardi a apreciação do projeto encaminhada para o Poder Legislativo em caráter de urgência irá proporcionar ganhos em termos de informações precisas sobre cada localidade, pois com distritos delimitados, o Poder Executivo terá mais condições de saber exatamente sobre o numero de habitantes, idade, condições de habitação, saneamento, quilometragem de estradas, dentre outras. “Um município que possui mais de 900 quilômetros quadrados de extensão territorial deve ter dados completos e corretos relativos a cada região” enfatiza.