Candelária, 04 de Maio de 2024

Projeto Horta Comunitária
13 de Maio de 2009

Projeto Horta Comunitária
O Projeto Horta Comunitária é realizado em parceria entre o Gabinete da 1ª Dama e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura. Está no 2º ano de execução e beneficia 20 famílias que fazem parte do Programa Bolsa Família, do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e estão incluídas nas 300 famílias do Programa Emancipar.
O projeto, que é realizado no terreno em anexo a Escola Estadual Lepage, visa uma melhoria na qualidade de vida destas pessoas, proporcionando uma alimentação mais saudável, uma renda alternativa e a aprendizagem da prática do cultivo. Em andamento, paralelo a horta comunitária, também esta sendo realizada a horta de flores, que será mais uma opção de renda e aprendizado para estas 20 famílias.
As atividades deste ano iniciaram em fevereiro com a preparação do solo da horta e conta com os ensinamentos da monitora voluntária Mara Fagundes. A partir deste mês, além das atividades executadas na horta, este grupo se reunirá mensalmente com a equipe técnica do PAIF (psicóloga e assistente social). Nestes encontros serão abordados temas de interesse dos participantes, receberão apoio, orientações e acompanhamento sócio-familiar através de oficinas, palestras, visitas domiciliares e cursos para geração de trabalho e renda.
Uma das ações deste programa, foi oferecer na reunião inaugural de trabalho que aconteceu semana passada, um kit com chapéu e protetor solar, com o intuito dos integrantes do projeto trabalhar na horta com segurança, estando protegidos dos efeitos nocivos do sol.