Candelária, 26 de Abril de 2024

Jovens fazem juramento a Bandeira
25 de Julho de 2015

Jovens fazem juramento a Bandeira

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 24, mais de 100 jovens receberam o certificado de dispensa do serviço militar da classe 1996 e anos anteriores. A cerimônia aconteceu no Coreto da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, na Avenida Pereira Rego, e contou com a participação do prefeito municipal e Presidente da Junta de Serviço Militar de Candelária, Paulo Butzge, além das autoridades militares como o tenente Coronel Alexandre Perini Leonardo, sub Comandante do 1º Regimento de Carros de Combate, do Capitão Diogo Marques da Silva, Oficial de Pessoal do 1º RCC e do 1º Tenente Claudio Fiorenza, Chefe do Estado Maior da 3ª Divisão do Exército, além de autoridades civis como a primeira Dama e secretária de Assistência Social, Gabriela Butzge, da secretária de Educação, Sônia Pereira, do secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger e vereadores.

Preliminarmente a cerimônia, a Banda Marcial da 6ª Brigada de Santa Maria, regida pelo Mestre Jorge, fez mais uma vez uma belíssima apresentação, que já se tornou tradicional neste evento, encantando não somente aos jovens que ali estavam para fazer o juramento, mas também a todas as autoridades e publico presente que se aglomerou na praça para acompanhar a solenidade.

Os jovens Arthur Guilherme Kleinert, Higor de Moraes Oenning, Igor Felipe Schmidt da Rosa e Artur Janke Hoch receberam das mãos do prefeito Paulo Butzge, do tenente Coronel Leonardo, Capitão Marques e 1º Tenente Fiorenza os certificados de reservistas, representando os demais jovens do grupamento de dispensados do serviço militar.

A solenidade do “Juramento a Bandeira” tem a finalidade de conferir aos dispensados do serviço militar, o compromisso com a pátria, os quais a nação poderá recorrer em casos de necessidade. Dependendo da situação, (guerra,  por exemplo), estes jovens poderão ser engajados para defender os interesses da Pátria.

Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Butzge ressaltou da importância que o juramento a Bandeira representa, uma verdadeira demonstração de carinho, amor e comprometimento com o Brasil, salientando o compromisso de defender o Brasil até mesmo com a própria vida.

A secretária da Junta de Serviço Militar de Candelária, Elizabeth Martins Becker explicou que o Juramento a Bandeira é uma obrigatoriedade para os jovens que não foram incorporados, a somente após este juramento, recebem o certificado de estarem quites com o serviço militar.

Em retribuição as visitas, o Presidente do Serviço Militar Paulo Butzge ofereceu um almoço de confraternização aos militares presentes e comandantes, além da secretária Elizabeth na sede da torcida do Esporte Clube Internacional de Candelária. O almoço ficou a cargo de André Becker, Ítalo Gelain e do Tenente Euclides Rodrigues.

Fotos Cristiano Oenning