Candelária, 23 de Abril de 2024

06 de Julho de 2015

Aberta as comemorações de aniversário de Candelária

Abertura aconteceu na Praça Alberto Blanchardt – confira a programação

O prefeito de Candelária, Paulo Butzge,  declarou aberta as comemorações do mês de aniversario do município, nesta quarta-feira, 01, em cerimônia que aconteceu as 8 horas na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, cerimônia essa que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, além do prefeito,  a primeira Dama e secretária de Assistência Social, Gabriela Butzge, do vice Prefeito Rui Beise, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Alan Wagner, dos secretários municipais de Turismo, Cultura e Esportes, Orlando Kochenborger, de administração, Jorge Mallmann, de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler, de Planejamento, Bernardo Rizzi, da Educação, Sônia Pereira, da Fazenda, Ênio Rohde e da Saúde, Aline Trindade, dos vereadores Paulo Roberto da Silva, Gilvan Moura, Rui Paulo Porto dos Santos, do admnistrador do Hospital de Candelária, Aristides Feistler, da gerente da Sicredi, Elaine Behling Lopes, diretores de escolas, alunos e funcionários municipais.

No próximo dia 07, Candelária completa 90 anos de emancipação político administrativa, e mesmo com os cortes necessários para ajustar as contas do município, visto que os repasses de verbas por parte do governo Federal e Estadual estão escassos, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes  elaborou diversificada programação para as comemorações.

As festividades têm início no próximo sábado, quando mais uma etapa do Projeto Roteiro da Gastronomia Sabores Coloniais acontece na Linha Palmeira, com o 5º Festival do Arroz, que além de contar com uma gastronomia farta, também terá a exemplo de outras etapas um cunho cultural, com apresentação de teatro de humor com o grupo Cia da Comédia Rindo a Toa. No domingo, 05,  o Parque de Eventos da Cidade recebe o 1º Canto do Botucaraí, quando 32 intérpretes previamente inscritos vão mostrar o seu talento no festival de música. O inicio está programado para as 14 horas, com entrada franca. Além disso, na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, acontece o 4º Maraton de Candelária, etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, com largada às 8 horas e chegada no mesmo local prevista para as 11h30min horas.

As comemorações continuam durante o mês. Dia 15 acontece o  XVIII Encontro de Jeep, também no Parque de Eventos, dia 13 a tarde, a Fundação da Cooperativa Escolar na EMEF Percilio Joaquim da Silveira, comemora o aniversário do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, em frente ao CREAS.  Dia 15 será inaugurada a rede de água no Bom Retiro/Campo da Estância, as 11 horas na propriedade de Air Menezes. No mesmo dia acontece a formação para profissionais da Educação Infantil em parceria com o SINPRO, às 19 horas no salão da Comunidade Evangélica Sinodal.

No dias 18 e 19 de julho, o ponto alto das comemorações de aniversário   acontece no Parque de Eventos com a 8ª Festa da Colônia, e etapa regional do ENART, com musica, dança, praça de alimentação e exposição de artesanato, certamente uma grande festa que irá atrair milhares de pessoas. Dia 23 acontece a VI Conferência Municipal de Assistência Social, na AABB as 08h30min.  Dia 24, na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, teremos a cerimônia de compromisso a bandeira dos cidadãos da classe de 1996, com a participação da Banda da 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, uma atração a parte. Dia 25, Dia do Colono e Motorista, acontece o tradicional desfile temático, com veículos de empresas da cidade que fazem um longo desfile e recebem a benção, desta vez no coreto da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, a partir das 9 horas.

Todas as atrações são abertas ao público, com entrada franca.

Na foto a cerimônia de abertura na Praça Alberto Blanchardt da Silveira

Foto Rauel Borstmann