Candelária, 19 de Abril de 2024

Agentes de Saúde fazem curso de capacitação
29 de Junho de 2015

Agentes de Saúde fazem curso de capacitação

Curso visa atualizar Agentes com novo sistema de informatização

A Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Saúde, proporcionou na ultima quarta-feira, 24,  para as Agentes Comunitárias de Saúde do Município, curso de capacitação realizado no telecentro que fica junto a Secretaria de Educação, onde o departamento de informática, através do coordenador Tales Machado ,  que reestruturou todo o laboratório e instalou o novo sistema operacional Linux, que será implantado em todos os sistemas da prefeitura muito em breve.

Com o novo sistema implantado, as Agentes Comunitárias de Saúde foram convocadas para um curso de capacitação, visto que existe um novo processo de cadastramento das famílias que não é feito mais de forma física, ou seja, no papel, e sim totalmente informatizado, conforme informou a coordenadora das Agentes Comunitárias de Saúde, Líria Reis, que acompanhou,  e juntamente com a Diretora da Secretaria de Saúde do Município, Grazi Priebe, passaram as informações para as 23 Agentes Comunitárias que participaram  do curso.

Com essa nova forma de trabalho, as agentes estão cadastrando as famílias no novo sistema, e também atualizando os cadastros individuais. Para Líria, esta nova sistemática muda o acompanhamento de cada núcleo e  cada família, de onde pertence cada indivíduo,  ou seja, “um acompanhamento mais de perto, com o novo sistema, temos condições de rastrear cada componente da família com informações de seus familiares, a que família pertence e onde residem, facilitando de forma transparente, rápida e facilitada o serviço, e assim, o profissional quando buscar uma informação a respeito de uma pessoa dentro do sistema, terá condições de acessar o núcleo a que esta pessoa pertence, e a que família pertence, ou seja, ela não é vista apenas como uma pessoa isolada”, explicou Líria.

Para tanto, a secretaria pede o apoio e colaboração da comunidade para aquelas pessoas que já fizeram o cadastro no passado,  que o façam novamente, pois o sistema é diferente, de forma muito mais abrangente, com maiores informações individuais,  que ficam interligados as suas famílias.

As agentes Comunitárias de Saúde fizeram um curso prévio de como acessar o programa, e também de como preencher as fichas com os dados da população, e a partir de agora, coordenados por Liria e Grazi, estão passando para o sistema todas essas informações.

Muitas das agentes não tem a facilidade para manusear com computadores, por isso é muito importante a participação do Coordenador Tales e do servidor Natan,  porque,  para algumas este manuseio no computador é novidade, e o ensinamento e a presença deles garantem uma certa tranqüilidade. É o que pensa Sonjali Jamila Candido, Agente de Saúde Comunitária há quatro anos, que acredita que o novo sistema vai facilitar o trabalho, “vamos ter acesso com maior rapidez e com muito mais controle, pois quando abrirmos a ficha do cidadão, teremos uma visão ampla de todo seu histórico”, disse Sonjali.A Diretora da Saúde Grazi Priebe disse que a receptividade ao curso é excelente. “desde nossa primeira capacitação há um mês, quando os técnicos da IPM (empresa fornecedora do sistema de informática da saúde) estiveram aqui nos auxiliando na capacitação”. Num segundo momento, aconteceu uma capacitação mais técnica, com fichas manuais onde as agentes captaram as informações, e agora elas têm o acesso ao computador, passando estas informações para o banco de dados,  perto da realidade da população, onde moram, se possuem saneamento ou não, que tipo de moradia, enfim, uma gama de informações que são importantes para que o município possa realizar programas e políticas de saúde por região, então tudo isso vem somar, explicou Grazi.

O programa prevê que a capacitação será permanente, com cursos  e também ensinamentos no dia a dia. A idéia é se reunir sempre, daqui a um mês ou menos, dependendo da necessidade das agentes que vierem trazer suas duvidas.

Desde 2008 a Secretaria Municipal de Saúde vem informatizando todos os seus segmentos.

A Diretora Grazi Priebe lembra que “somos piloto no RS, somos reconhecidos nacionalmente através de prêmios recebidos por causa desta informatização”, salientou. A Secretaria tem todas as unidades informatizadas, prontuário médico informatizado, almoxarifado, distribuição de medicamentos, e agora,  a ultima etapa é essa da questão do cadastro do domicilio pelas  Agentes Comunitárias. Para tanto, Grazi faz um apelo à população para que receba a Agente Comunitária e forneça os dados para que possamos ter um mapa do município,  para nos situarmos melhor como estão os domicílios,  “para que possamos desenhar um mapa para avaliar de que forma podemos realizar programas e políticas de saúde que venham de encontro das necessidades da população”, concluiu Grazi.

Na foto as 23 Agentes de Saúde com os Coordenadores