Candelária, 18 de Abril de 2024

Candelária em ritmo de “Páscoa Criativa”
30 de Março de 2009

Candelária em ritmo de “Páscoa Criativa”

Pelo quarto ano Candelária inova mais uma vez no período da páscoa e o objetivo principal é encantar moradores e visitantes. A decoração para a “Páscoa Criativa” ganha novidades para este ano, os enfeites se estendem por mais de 3km no centro da cidade, percorrem a avenida principal, Pereira Rego, e também a Marechal Deodoro e Julio de Castilhos.

O material como coelhos, cestas, ovos coloridos e arranjos, foi confeccionado no Gabinete da Primeira Dama, Jussara Mainardi. Já na marcenaria da Prefeitura foram reaproveitados e pintados os materiais da decoração de Natal deste ano, alem da confecção de novas estruturas como caixas e bicicletas de madeira. O projeto que é idealizado por Jussara, conta com a ajuda de voluntários do Gabinete da Primeira Dama, de funcionários das Secretarias de Obras e Cultura, e também de detentos do Presídio Municipal. Isso mesmo, a novidade é a inclusão de apenados neste trabalho de embelezamento das avenidas da cidade.

Para Jussara Mainardi a contribuição destas pessoas promoveu a grandiosidade que o projeto precisava. “Estas pessoas possuem vontade de mostrar que são produtivas e competentes, a dedicação deles foi extrema. Com isso estamos agregando muito humanismo a este projeto”, enfatiza.

Fabio Joel Flores, 38 anos, cumpre pena em regime semi-aberto no Presídio Municipal de Candelária e colaborou com a pintura dos enfeites e agora ajuda na colocação do material nas avenidas. Segundo Fabio, realizar este trabalho esta regenerando sua alta estima e possibilitando o reingresso na sociedade. “Sinto-me feliz ao ver a cidade ficando bonita e bela com as coisas que ajudei a fazer, assim todo mundo também pode ver que podemos fazer algo de útil para voltar à sociedade”, desabafa o detento.

A “Páscoa Criativa” acontece em três etapas, na primeira é realizada a decoração nas avenidas, a segunda etapa consiste na visitação a “toca do coelho”, que fica instalada na Praça Alberto Blanchardt da Silveira, onde as crianças da cidade e também do interior poderão visitar o coelho e receber chocolates, pirulitos e balas. A Secretaria de Educação de Candelária também esta organizando a visitação dos alunos de 1ª a 4ª série da rede municipal de ensino, para receber doces do coelho e passear no dindinho para ver a decoração de rua. Aproximadamente 1.000 crianças irão participar das atividades.

A última etapa, ponto máximo da programação da Páscoa, é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cultura, será a Encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo grupo teatral candelariense “Cara e Coragem” e a Romaria ao Cerro Botucaraí, que acontecem no dia 10 de abril, onde milhares de fieis de todo o Estado sobem o Cerro para agradecer e rezar. Após a apresentação teatral também é realizada a Missa promovida pela Igreja Católica.

O embelezamento da cidade com a decoração de Páscoa teve o apoio da Acic, Associação Comercial e Industrial de Candelária, que contribuiu com R$ 2.000,00, e a Santa Cruz Rodovias, que doou tintas para as pinturas dos enfeites. A Prefeitura Municipal de Candelária também viabilizou R$ 3.000,00 e contou com o trabalho dos funcionários para o sucesso do “Projeto Páscoa Criativa”, que tem como principal objetivo promover o turismo religioso que acontece neste período no município