Candelária, 24 de Abril de 2024

Grupo diversificação Rural.
26 de Março de 2009

Grupo diversificação Rural.

Criado do ano passado, o Grupo de Diversificação Rural, agora composto por 8 entidades, reuniu-se nesta sexta-feira, dia 20, no Gabinete do Prefeito de Candelária, Lauro Mainardi. O principal objetivo da reunião foi a introdução de mais uma entidade no grupo, a Acic, Associação de Comércio e Industria de Candelária e a apresentação das ações e metas do chamado G-8 no decorrer do próximo mês.

Com a finalidade de unir forças para beneficiar o pequeno agricultor e o produtor rural, criou-se em Candelária o Grupo de Diversificação Rural, que é composto por:

- Secretaria Municipal de Agricultura,

- Sindicato dos Trabalhadores Rurais,

- Sindicato Rural,

- Sicredi,

- Banco do Brasil,

- Emater,

- Inspetoria Veterinária

- Acic.

Este grupo proporciona idéias, ações e cursos para oferecer ao agricultor saidas alternativas e eficazes contra situações difíceis do setor agrícola, como por exemplo, crises da monocultura, busca de crédito, soluções para endividamento agrícola, incremento nas propriedades rurais, diversificação rural, entre outras diversas ações voltadas a solucionar problemas e captar recursos para a agricultura municipal.

O tema da diversificação é um dos mais atuais no meio rural. Atualmente, cada vez mais os proprietários de terras, sejam pequenos ou grandes, sentem a necessidade de deixar de lado a monocultura para se dedicar à policultura. Os motivos vão desde as mudanças climáticas até os preços dos insumos e o valor do produto. Propriedades diversificadas e que contam ainda com a agricultura e pecuária de subsistência, têm mais condições de oferecer melhor padrão de vida aos produtores e, conseqüentemente, ser um atrativo para que o jovem permaneça no meio rural.

Segundo o Secretário Municipal da Agricultura, Orlando Kochemborger, quando se observa o mercado real, existe mecanismos eficientes para enfrentar crises como a que está se abatendo sobre as economias em todo o mundo. "O agricultor familiar se deu conta de que renda vinda apenas da monocultura, no momento de uma eventual crise, é sinônimo de falência da propriedade, e a diversidade de produtos com a tecnologia adequada e acesso as informações, permite que ele sobreviva e que a região se desenvolva melhor dentro de uma economia sustentável", disse.

A partir de agora, o G-8, que já se reúne periodicamente, também fará uma explanação mensal para o Prefeito de Candelária, onde apresentará as ações realizadas naquele decorrente mês. Segundo Lauro Mainardi, a iniciativa é muito valida e expressiva para o município, já que praticamente 70% da economia local gira em torno da agricultura. “Temos que nos unir para oferecer soluções para o meio rural, nosso município é praticamente representado economicamente pela agricultura familiar e este grupo é composto por entidades voltadas a este setor” esclarece.

A próxima reunião que apresentará as atividades e ações do G8 acontecerá na ultima quarta-feira de abril, dia 29.