Candelária, 18 de Abril de 2024

Programa Escola Ativa é implantado em Candelária
16 de Março de 2009

Programa Escola Ativa é implantado em Candelária

O programa é voltado para as escolas multisseriadas da zona rural e utiliza metodologia  específica para melhorar a qualidade do desempenho escolar.

Compromisso com a educação. É o que tem demonstrado o município de Candelária, no Vale do Rio Pardo. Os alunos da rede municipal de ensino foram beneficiados com a implementação do Programa Escola Ativa. Nas 25 escolas do interior assistidas pelo Programa, mais de 500 alunos aprenderão com a nova metodologia de ensino.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Lopes, a estratégia da Escola Ativa é específica para as escolas do interior objetivando um melhor desenvolvimento no sistema educacional. “O objetivo é melhorar a qualidade do Ensino Fundamental nas escolas rurais e
o trabalho pedagógico do professor que trabalha em classe multisseriada, possibilitando a formação inicial e continuada com acompanhamento pedagógico, tudo isso visando à melhoria da qualidade da educação em nosso município”, afirma.

Maria Cristina esclarece que em Candelária, o programa teve início em 2008, quando a Secretaria Municipal de Educação procedeu com a adesão, junto ao FNDE/MEC. Ainda, no final de 2008, as Supervisoras Educacionais da Secretaria, Eliandra Behling e Marcia Hoff, que são as multiplicadoras da metodologia do programa, participaram da capacitação realizada em Porto Alegre.

O Escola Ativa emprega uma metodologia de ensino destinada às classes multisseriadas, que significam alunos de diferentes idades e séries (1º Ano a 4ª Série) realizando suas atividades escolares na mesma sala de aula, onde estão aprendendo diversos conteúdos, em diferentes níveis de conhecimento.

O programa propõe uma estratégia para combater a reprovação e o abandono da sala de aula, reduzir a distorção idade/série, aperfeiçoar o nível de aprendizagem dos alunos das escolas rurais, melhorando, assim, a qualidade do ensino fundamental, utilizando para isso diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Também propõe uma educação que pense nas questões ambientais relacionadas com o trabalho no campo. Neste contexto, os professores passam a reconhecer a escola como um espaço para a reflexão da realidade das pessoas que vivem no interior, de seu trabalho, suas linguagens, suas formas de vida e, sobretudo, de um projeto de desenvolvimento. Além disso, o Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

Melhorar a qualidade do ensino
fundamental nas escolas rurais

No início deste ano letivo, as coordenadoras do programa em Candelária, Eliandra Behling e Marcia Hoff, realizaram uma série de encontros com os professores da rede municipal de ensino, com o propósito maior de passar as ações para o desenvolvimento desta nova metodologia.

De acordo com a professora Sandra Ziemann, da Escola Municipal Dr. Arnaldo Schilling, o material disponibilizado pelo programa está beneficiando e muito o trabalho do professor. “Com os livros didáticos específicos conseguimos render muito mais com os alunos, no que diz respeito à aprendizagem especifica para cada série, mesmo eles estando na mesma sala de aula”, esclarece. Segundo Sandra, o projeto permite ao professor atuar de forma mais criativa, não só na organização da classe, mas nas propostas das atividades pedagógicas, tornando-as mais participativas.

Para Marcia Hoff, foi muito gratificante a aceitação do programa por parte dos professores da rede municipal de ensino. “Foi excelente a aceitação dos nossos colegas professores, afinal, agora temos um suporte com relação à questão da multissérie, e essa sempre foi uma realidade das escolas do interior”, enfatiza uma das coordenadoras de Candelária.