Ir para o Conteúdo

Candelária, 19 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Paulo Butzge retorna de Brasília
23 de Abril de 2015

Paulo Butzge retorna de Brasília

Preocupação é com FNDE e o Plano Nacional de Educação

 

O prefeito Paulo Butzge esteve na semana passada na Capital Federal, acompanhado do secretário de Planejamento, Bernardo Rizzi, e trouxe na bagagem importantes informações no que diz respeito a Candelária e informações de alguns projetos.

Segundo o prefeito Paulo Butzge, “a sensação que se tem quando chega a Brasília hoje, é de estar chegando a um velório, o clima é de tristeza, as pessoas andam cabisbaixas, existe um temor muito grande, mas é uma necessidade dos prefeitos se dirigirem a capital Federal, visto que o modelo brasileiro de divisão de tributos é centralizador. Sou contra este modelo, porque o retorno dos impostos  para o municípios são verdadeiras  migalhas, estabelecendo o caos no pais. Não há Governo Federal que não precise dos municípios, e os municípios hoje estão em sérias dificuldades financeiras, fruto desse sistema, que repassa pouco para as localidades onde as coisas acontecem. E assim sendo, temos que ir a Capital Federal, levando os projetos do município, postulações e pedidos, os quais foram distribuídos e protocolados junto aos órgãos competentes, bem como buscamos também um apoio total e irrestrito por parte de nossos parlamentares, já que neste modelo cada parlamentar tem R$ 15 milhões para distribuir a sua vontade, valor este que muitas vezes é o total orçamentário de muitos municípios, o que é um fato impressionante e que justifica o clamor por mudanças no modelo atual de distribuição de renda. Somos democráticos, e os ajustes que demandam da democracia não foram feitos ao longo da historia, a sociedade é dinâmica e a política e a legislação também precisam ser dinâmicas para acompanhar a evolução de sua sociedade, corrigir as distorções do passado para não causar problemas no futuro. Infelizmente isso não foi feito ao longo da história,  e chegamos a um ponto que é quase o fim da linha, não há recursos no Governo Federal, onde se concentra o grande volume de arrecadação, e o nosso estado está quebrado”, desabafou Paulo Butzge.

O prefeito e o secretário participaram de reuniões, uma delas com o presidente da FAMURS e também prefeito da cidade de Tapejara,  Seger Menegaz, e  cerca de 20 prefeitos do estado, e todos  reclamando a respeito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE  e ao Ministério da Educação e Cultura -  MEC, já que o plano nacional de educação tem suas diretrizes firmadas e que passa a ser obrigatoriedade a partir do ano que vem, não há como os municípios cumprirem as exigências postas pelo Plano Nacional de Educação. A formula que está posta hoje serve apenas para trazer problemas aos gestores municipais, o TC virá cobrar, o Ministério Publico virá cobrar, a justiça virá cobrar,  porém os prefeitos não tem como executar o plano  da forma como esta sendo imposto  hoje. Realizamos uma audiência junto ao FNDE, discutimos, muitas vezes com ânimos acirrados, mas infelizmente de concreto mais uma vez o problema é repassado aos municípios,  do tipo: Se virem...resolvam o problema, e quando nós já estamos com dificuldades muito grandes”, afirmou Butzge.

Estamos edificando aqui no município de Candelária uma escola infantil no Bairro Marilene, e a empresa que executava a obra, executou apenas 15% e esta paralisada há alguns meses. Já notificamos a empresa no sentido de retomar as obras, é uma empresa contratada através de um pregão realizado pela união, ou seja, uma empresa de fora do município, que pegou para executar 1000 escolas infantis no país, e que agora, não temos as informações, mas parou por falta de recursos, falta de pagamento. “Uma vez que o governo Federal não paga, a empresa não continua a obra. O FNDE pediu até o dia 30 de abril para apresentar uma solução plausível. Só nos resta aguardar!” salientou o prefeito.

O prefeito e o secretário também participaram de reunião junto a Ministério das Cidades,  no sentido de buscar a liberação recursos que estão trancados com relação ao PAC, que foi divulgado e difundido como prioritários do Governo Federal e da presidente Dilma, mas sabemos que a realidade é que falta dinheiro, os recursos foram gastos em demasia, e mal gastos. “Foram postos recursos em locais desnecessários e agora fazem falta para as necessidades realmente importantes de nossa população” afirmou Paulo Butzge.

Contudo, o prefeito considerou positiva a viagem a Brasília, “ao gestor compete representar o município em qualquer esfera...quem não é visto não é lembrado, dai uma grande necessidade de ir até a Capital Federal para ficar por dentro das mudanças, do que está acontecendo a nível de país, tramitamos pelos Ministérios da Agricultura, das Cidades, da Educação,  entre outros, e você acaba se familiarizando com os novos programas que estão abertos, o que será investido nos municípios a curto e médio prazo Por isso é importante ir até Brasília, postulando cada vez mais por melhorias e benfeitorias já que são em benefício da nossa população, do nosso município”, concluiu Paulo Butzge.

Na foto o prefeito Paulo Butzge com o Deputado Federal Sérgio Moraes


Vereador Beto, Deputado Osmar Terra, prefeito Paulo, secretário Bernardo
Fechar Próxima Anterior

Vereador Beto, Deputado Osmar Terra, prefeito Paulo, secretário Bernardo

Entrega de ofício ao Chefe de Gabinte do Deputado Afonso Motta, Lino Furtado
Fechar Próxima Anterior

Entrega de ofício ao Chefe de Gabinte do Deputado Afonso Motta, Lino Furtado









+ notícias