Candelária, 03 de Maio de 2024

Ação de todos para combater a Dengue.
06 de Março de 2009

Ação de todos para combater a Dengue.

O Rio Grande do Sul foi considerado pelo Ministério da Saúde (fonte) um dos Estados com alto risco e potencial para a ocorrência de epidemia de dengue.

A Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde (Assedisa) reuniu-se na semana passada na sede da Famurs em Porto Alegre, para discutir diversos assuntos, inclusive medidas de combate a epidemia da doença nos municípios do Estado.

Candelária esteve representada pelo Secretário Municipal de Saude, Aristides Feistler, que ressaltou a importância da participação ativa da comunidade e também das entidades empresariais do município. “O Combate a dengue não depende de uma só pessoa, mas do trabalho conjunto de toda a comunidade. E necessário que cada cidadão e também as entidades façam sua parte, conhecendo os perigos para o alastramento da dengue e as medidas preventivas que devem ser tomadas para combater a doença” enfatiza. Aristides afirma que a secretaria municipal esta fazendo sua parte através das ações da vigilância epidemiológica e ambiental, mas entidades empresariais e outras também devem unir-se a esta luta.

Em diversos pontos estratégicos de Candelária existem armadilhas para o mosquito transmissor colocar suas larvas, como rodoviária, marcenaria, Caps, Igrejas, ao todo são 26 pontos. Segundo Marcos Leandro Goelzer, um dos agentes de campo, as visitas nestas armadilhas são semanais, mas não foi encontrada nenhuma larva no município até o momento. O agente afirma que nas próximas semanas também será realizado um trabalho nas residências, onde serão distribuídos panfletos informativos para que a comunidade saiba o que deve ser feito para evitar que o mosquito transmissor coloque suas larvas. “As pessoas já tem uma ótima noção dos perigos que uma epidemia como esta pode causar, a exemplo de outros Estados, quanto mais informações elas tiverem melhor será para mantermos o Rio Grande do Sul longe da dengue”.

Aristides Feistler informa que município recebe o valor de R$ 4.139,70 mensais do governo do Estado para distribuir para todas as vigilâncias - vigilância sanitária, saúde do trabalhador, epidemiológica e ambiental – Para o Secretário de Saúde esta verba ainda torna-se pouca para realizar todas as ações desejadas. “Temos ao todo nas vigilâncias 10 pessoas trabalhando, mas apenas 3 agentes são de campo, ou seja, conseguem fazer as vistorias nas armadilhas e a conscientizações na cidade e no interior. O que todos os Secretários de Saúde da Assedisa salientaram e foram unânimes nesta reunião é com relação a verba, ela deve ser maior, para que o trabalho torne-se mais abrangente”, esclarece o secretário.

A dengue é uma doença contraída por pessoas através da picada do mosquito transmissor (Aedes aegypti) e seus sintomas são a febre alta, dor de cabeça, nos músculos e juntas, prostração, astenia, anorexia, náuseas, vômitos, exantema, prunido cutâneo, manifestações hemorrágicas, choque e óbito.

Os principais criadouros do mosquito aqui no estado são: lixos, garrafa, lata e plásticos com 32%; móveis, vasos de plantas com 30% e pneus com 15%; os demais somam 24% no total.

A Administração Municipal preocupada com este problema faz um chamamento a toda a população para que participe desta mobilização e contribua para que o mosquito da dengue não se prolifere em nossa cidade.