Ir para o Conteúdo

Candelária, 25 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Portal de Transparência
15 de Janeiro de 2015

Portal de Transparência

Em estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) que avaliou a transparência dos portais das Prefeituras e Câmaras de Vereadores do RS, apenas cinco cidades da região atingiram p índice da transparência. No trabalho foram observados o cumprimento da Lei de Acesso a informação (LAI) e Complementar 131/2009. As normas obrigam o Poder Público a disponibilizar informações de interesse coletivo, em especial sobre a administração dos recursos públicos, de forma a também viabilizar a participação da sociedade no controle da gestão governamental.

Dentre esses quesitos, as prefeituras da região com população superior a 10 mil habitantes  que atingiram a pontuação foram as de Candelária, Venâncio Aires, Rio Pardo, Sobradinho,  e apenas Herveiras com população inferior a 10 mil habitantes atingiu a pontuação. 

Foram analisados 20 tópicos, entre eles, a disponibilização de informações sobre contratos, imóveis e veículos das administrações e a divulgação nominal dos salários dos servidores. Os dados serviram de base para o “Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet”, concedido a gestores de Prefeituras e Câmaras Municipais. A premiação consistiu em diploma de menção honrosa e em um selo digital do TCE-RS para os sites que atenderam ao disposto pela Lei Complementar nº 131 e pela LAI.

 

 

Fonte Portal do TCE.

 

http://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/noticias_internet/textos_diversos_pente_fino/lista_premioboaspraticas2.pdf








+ notícias