Ir para o Conteúdo

Candelária, 24 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Presídio de Candelária vai reativar horta comunitária
18 de Dezembro de 2014

Presídio de Candelária vai reativar horta comunitária

Com a intenção de reativar a horta do presídio Municipal de Candelária, a convite do presidente do Conselho da Comunidade, José Carlos Freire Kochenborger, mais conhecido como Veveco, o prefeito Paulo Roberto Butzge e a primeira Dama,. Gabriela, juntamente com a Coodenadora de Hortas de Jardins do município, Mara Fagundes e o técnico agrícola Alex Wegner, estiveram em visita ao presídio municipal na última semana, mais especificadamente no local onde existia no passado uma horta, para analisar a possibilidade de reativar a mesma. Para o presidente do Conselho, “a horta é uma maneira dos apenados terem uma ocupação, e além disso, servirá também como fonte de alimentos para os detentos e suas famílias, além de poderem atender projetos sociais da primeira Dama” afirmou Veveco.

O prefeito Paulo Butzge entende que “é importante que os apenados tenham uma atividade para ocupar o seu tempo, e melhor do que isso, poderão desta forma ajudar toda a comunidade”.

Acompanhados pelo administrador do presídio, Andreo Camargo, o local foi analisado pela Coordenadora Mara e pela primeira Dama Gabriela, que já formalizaram um plano de ação no local, iniciando ainda neste ano com a limpeza do local, e no inicio de janeiro com a preparação da terra. O inicio do plantio deve começar em março, com as primeiras mudas. Gabriela entende que os apenados podem e querem fazer parte de um contexto que premia a população, e a reativação da horta, a exemplo das hortas comunitárias já existentes no município, certamente irá contribuir em muito para a vida não só dos apenados e suas famílias, mas também da população em geral que de alguma forma será beneficiada com esta horta.

 

O Conselho empossado desde setembro já realizou obras de melhoria no presídio, como o parlatório e uma cobertura no pátio onde os apenados têm momentos ao ar livre. A idéia, segundo o Presidente do Conselho Veveco, “é a de ocupar os apenados na maior parte do tempo possível, o que certamente irá beneficiar não somente o apenado, mas toda a sociedade, tentando criar um ambiente de recuperação, para que ele volte para a sociedade de maneira ordeira e pacífica”, concluiu Veveco.

Na foto  Alex, Mara, Gabriela, Paulo Butzge, Veveco e Andreo

Foto: Erni Bender








+ notícias