Candelária, 25 de Abril de 2024

Microcrédito injeta R$ 1.360 milhão no município
20 de Novembro de 2014

Microcrédito injeta R$ 1.360 milhão no município

O  Programa Gaúcho de Microcrédito injetou R$ 1.360 milhão na economia de Candelária desde janeiro de 2013 até os dias atuais, quando  269 empreendedores formais e informais buscaram no programa que apóia a Micro e Pequena Empresa,  incremento para criar, ou ainda, ampliar o seu negócio na cidade.

O programa que atende todos os municípios do estado, conta com a parceria do Banrisul e apoio das instituições de Microcrédito, cooperativas e prefeituras municipais.

Esta injeção de verba gerou em média 272 novos empregos no município, e um aumento de faturamento médio dos micro empreendedores de R$ 544 mil.

Para o empreendedor Vanderlei Lira, o Giga Cabeleireiro como é conhecido, o programa veio de encontro as suas necessidades, já que o acesso é fácil e rápido, “que impressionou pela rapidez e a pouca burocracia para se conseguir o financiamento”, esclareceu Giga que ampliou e modernizou o seu salão com os R$ 6 mil buscados no microcrédito.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler, “a idéia do Programa de Microcrédito Gaúcho é a de integrar as conexões e difusão dos recursos para operacionalizar a concessão de Microcrédito Produtivo, de forma ágil, acessível e adequada aos empreendedores de pequenos negócios, auxiliando na sustentabilidade, manutenção e criação de postos de trabalho e geração de renda”, explicou o secretário. Jorge Willian explicou ainda, que a setor conta a partir da próxima semana com uma nova agente de Crédito do Município, Catia Mariela Porto Machado, que realizou curso nesta semana para estar preparada para receber os empreendedores que desejam acessar o Programa, e que a partir da semana que vem, já na segunda-feira, a nova agente estará apta a atender o público com informações e encaminhamentos.

Na última terça-feira. o prefeito Paulo Butzge, juntamente com o secretário Jorge Willian  e o agente de Crédito da empresa Juriti Microfinanças, empresa credenciada no Programa Gaúcho de Microcrédito e Banrisul, Pablo de Oliveira Silveira, entregaram o cheque simbólico a Vanderlei Lira, o Jyga, no valor de R$ 6 mil.

O prefeito Paulo Butzge entende que o Programa “é de grande importância visto que atende aos pequenos empreendedores,  que muitas vezes tem dificuldades de ter uma linha de crédito em uma instituição financeira normal, visto que as exigências do programa, são menores, exigindo apenas um avalista, e sem burocracia, e melhor do que isso, rapidamente,  o empreendedor pode criar, melhorar ou expandir o seu negócio, com o financiamento acordado, gerando renda para o município, e uma nova frente de trabalho para a população”, concluiu Paulo Butzge.

Foto Erni Bender

Na foto o secretário Jorge Willian, Jyga, prefeito Paulo Butzge e o agente Pablo de Oliveira Silveira