Candelária, 03 de Maio de 2024

Lauro Mainardi participa do Encontro de Prefeitos em Brasilia.
17 de Fevereiro de 2009

Foi em 1998 que, pela primeira vez, mais de mil prefeitos brasileiros se mobilizaram para ir à capital do País reivindicar mais recursos e diálogo com o Executivo Federal. Desde então, a Marcha dos Prefeitos foi ganhando corpo e repercussão, até que, em 2009, o governo se antecipou: realizou nos dias 10 e 11 de Fevereiro o primeiro Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, recebendo milhares deles. O presidente Lula e sua equipe, ministra Dilma Rousseff à frente, anunciaram uma série de medidas para os municípios. "A iniciativa de chamar os prefeitos para o encontro é muito boa. Essa aproximação do governo federal com o municipal cria uma estrutura de Estado mais equilibrada", afirma Lauro Mainardi Prefeito Municipal de Candelária.

Segundo Lauro o Presidente Lula assinou cinco atos voltados a adiminstração municipal. Entre os principais itens segundo ele esta a medida provisoria que permite o parcelamento em 240 vezes, ou seja, o pagamento em 20 anos das dividas dos municipios com o INSS. Atualmente o municipio de Candelária paga em média 12 mil reais mensais para o governo federal. E este valor ficará bem menor se esta medida de renegociação for parcelada.

Uma iniciativa muito elogiada por Lauro foi a ampliação do programa Caminhos da Escola, que permite o municipio utilizar linhas de crédito junto ao BNDES para melhoria do transporte escolar. “Atualmente ja recebemos 2 micro-ônibus e devemos receber até o final de fevereiro mais 2 ônibus”. Segundo o Prefeito essa linha de crédito agora tambem se estenderá para compra de maquinário.” Devemos realizar parcerias também neste sentido para renovar nossa frota de maquinas da Secretaria Municipal de Obras”. Lula anunciou que os valores destinados para estes financiamentos do BNDES são de R$ 900 milhões.

O presidente Lula tambem apelou para que os Prefeitos peçam aos empresários a contratação de mão de obras em dois turnos para a fim de gerar mais empregos. O governo tambem aproveitou para anunciar a destinação de 30 milhões para aos municipios do sul do Estado atingidos por enchentes. A verba é do programa Território da Cidadania, mas a liberação esta condicionada a projetos de infraestrutura.