Candelária, 26 de Abril de 2024

Unidades Habitacionais estão em andamento
17 de Outubro de 2014

Unidades Habitacionais estão em andamento

O Prefeito de Candelária, Paulo Butzge,  visitou na manhã de quarta-feira,  15, as obras referentes as 49 unidades habitacionais que estão sendo construídas na Rua Botucaraí, no Bairro Princesa, acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler e da arquiteta responsável pela obra Cássia Froelich.

Com financiamento do Banco Economiza de Minas Gerais, através de Chamada Pública pelo Ministério das Cidades, a obra foi contratada junto a construtora  candelariense Kottwitz, que deu início as obras há aproximadamente 20 dias, que  estão em fase de construção, sendo que duas unidades se encontram em fase de conclusão.

A obra que já deveria estar concluída, porém atrasou por  conta da licença ambiental concedida pela FEPAM, que acabou arquivando o processo, sendo este reaberto através da secretaria de Meio Ambiente da prefeitura que possibilitou as licenças necessárias para a construção. Além disso, a primeira empresa contratada para realizar a obra, acabou desistindo, causando assim uma série de problemas e mais atraso. Porém, com a contratação da Construtora Kottwitz de Candelária, contratada pelo Banco Economiza,  a obra tem se desenvolvido de maneira bastante satisfatória. O prefeito inclusive elogiou o andamento da construção: “Infelizmente tivemos atrasos causados por fatores que independem de nossa vontade, mas atendidas as medidas legais, podemos constatar que está em pleno desenvolvimento, e que muito em breve estaremos entregando as 49 unidades habitacionais”, salientou Paulo Butzge.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Habitação, Jorge Willian Feistler, a obra é oriunda do projeto do governo Federal, “Minha Casa Minha Vida”, e conta com  investimentos na ordem de R$ 1.225.000,00, por parte da união e R$ 147.000,00 com verbas do estado, com a contrapartida do município que fez a doação da área e a terraplanagem.  No total, cada casa terá um custo de aproximadamente R$ 28 mil, e ainda encontram-se em estudos,  os valores que cada morador terá que pagar como mensalidade, que deve ser muito reduzido. A intenção, segundo o secretário Feistler, é concluir ate o final do ano pelo menos 15 unidades, o restante ficando para ser concluído dentro do primeiro semestre de 2015.

Segundo Jorge Willian, “a secretaria tem se empenhado em acelerar o processo de construção das unidades habitacionais de Candelária, porém, esbarra nas medidas legais, não só de licenciamento, mas também nos problemas que acarretam quando as empresas vencedoras do processo licitatório desistem da obra, antes mesmo de iniciá-las, causando assim um transtorno enorme, já que prazos legais precisam ser respeitados antes de abrirmos nova licitação, é o caso das unidades habitacionais da Rua Amândio Silva, que se encontra neste processo, porém, acredito que muito em breve estaremos solucionando também este impasse”, disse o secretário de Habitação.

Na foto a arquiteta Cassia, o prefeito Paulo e o secretário Jorge Willian

Prefeito foi conferir as casas