Candelária, 26 de Abril de 2024

Festival de Folclore leva mais de 2000 pessoas ao Parque de Eventos de Candelária
28 de Agosto de 2014

A população candelariense viveu desta segunda-feira, 25, o Iº Festival de Folclore do Botucaraí, que teve seu ponto culminante na noite de quarta-feira, 27, com a apresentação dos grupos folclóricos de Candelária e dos grupos convidados de Mato Leitão, da cidade de Temuco, Chile e de Córdoba, Argentina.

As apresentações começaram no início da noite, com a  Banda do Pelotão Mirim da Brigada Militar, regido pelo maestro Francisco Veloso. Em seguida,  o grupo Dançarthe, ligado a Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo, ACCEV,   fez uma bela apresentação, com musicas diversificadas e danças alegres e de bom gosto. A noite estava apenas começando...na seqüencia, o grupo Artes Nativas da escola Guia Lopes também fez um belo espetáculo de dança e canto, empolgando as mais de 2000 pessoas que prestigiaram o evento. Encerrando a primeira parte, o Grupo de Danças Alemãs de Mato Leitão, também foi brilhante em sua apresentação. A partir daí,  a coordenação do Iº Festival de Folclore do Botucaraí realizou entrega de presentes entre os participantes do evento, e também, ouviu do presidente da ACCEV, Roque Rathke sobre a satisfação de realizar este primeiro evento. Porém, mais do que isso, o publico ouviu do prefeito Paulo Butzge a garantida de que o evento terá continuidade, quando Butzge convidou a todos para estar no Ginásio Gigante do Botucarai, no parque de eventos da cidade, para o IIº Festival no ano que  vem.

Feitas as homenagens, o evento teve seqüência com a apresentação marcante da Invernada Adulta do CTG Sentinela dos Pampas, que participa das edições do ENART, e que fez uma bela coreografia no tablado especialmente montado no ginásio.

A grande curiosidade do público era em relação aos grupos internacionais, e a espera valeu a pena quando o grupo Bafotito Ballet  Folclórico Infantil da cidade de Temuco, Chile, apresentou sua primeira parte no programa. O grupo criado em 2005, apresentou a musica e dança com elementos identificados com o Chile, um espetáculo diferente que agradou ao publico.

Após a primeira parte do espetáculo apresentado pelo elenco chileno, foi a vez da apresentação do Ballet Folclórico Argentino Martim Guemes, premiado grupo argentino que trouxe ao festival danças tradicionais daquele país, como “La media caña, Milonga” e outras. Mas o que agradou muito o publico candelariense, foram as “Tchacareras”, uma dança muito parecida com a “nossa” Chula, e que arrancou entusiasmados aplausos, especialmente quando um menino de aproximadamente 4 anos se apresentou mostrando muito talento.

Intercalando com o grupo argentino, o ato seguinte foi do grupo chileno que vestidos a caráter, apresentaram espetáculo alusivo a Ilha Rapa-nui (Ilha de Páscoa),  dança que demonstrou grande influência das danças do Taiti.

O retorno do grupo Argentino ao palco, foi de grande expressão, quando os componentes apresentaram o tradicional “Tango Argentino”. O “Gran Finale” ficou por conta da cantora candelariense Camila Barrios, que com voz firme e afinada, apresentou a ultima canção  do Iº Festival de Folclore do Botucaraí de Candelária, com todos os grupos dançando no tablado especialmente montado para o espetáculo.

"Thacareras" agradaram o público

Foto: Cristiano Oennig

Desfile dos grupos folcloricos pela cidade: delegação Argentina

Desfile dos grupos folcloricos pela cidade: delegação Argentina