Candelária, 23 de Abril de 2024

Começa a ficar “palpável” o Instituto Federal de Educação em Candelária
26 de Agosto de 2014

Começa a ficar “palpável” o Instituto Federal de Educação em Candelária

No ultimo dia 20,  a  comitiva pró-Universidade Federal em Candelária, liderada pelo prefeito Paulo Butzge esteve em Santa Maria em visita ao Instituto Federal Farroupilha (IFF), solicitando a reitora da instituição, Carla Jardim, a instalação  em Candelária de um Instituto Federal de Educação, a comitiva formada pelo idealizador do projeto, Dorival Ristow e pelo secretário de Planejamento do Município,  João Dalosto Porto, do advogado René Karnopp e pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze não esperava uma resposta imediata, mas ela veio, quando na tarde de segunda-feira, 25, o prefeito recebeu em seu gabinete o Coordenador de Novas Unidades do IFF Carlos Eugênio Balsemão e o Assessor de Pesquisas e Projetos Roberson Oliveira que vieram tratar da viabilidade do projeto.

Os representantes vieram a Candelária a pedido da reitora, para auxiliar na formulação do projeto de implantar em Candelária o IFF. Segundo Carlos Eugênio, “o projeto de desenvolvimento institucional aponta para a criação de 16 novos campus, além dos que já existem em Uruguaiana  e Frederico Westphalen., e a outra questão é a contrapartida por parte de Prefeitura Municipal, com um prédio adequado para que se posso implantar um campus avançado”. Ele informou que a implantação dos cursos é de forma gradativa e de forma vertical, ou seja, os cursos começam com Pronatec, e após os cursos técnicos, já que a lei que cria o IFF estabelece 50% das vagas para o ensino técnico, 20% para licenciaturas,  e os outros 30% para o que a comunidade demandar, que são os tecnólogos, bacharelados e etc.

O grande foco do instituto é o aluno trabalhador. “Temos um carinho muito especial para o aluno trabalhador, aquele aluno que não teve outra oportunidade na vida e que enxerga no instituto uma oportunidade para estudar, com incentivos e bolsas de estudo”, afirmou Carlos Eugênio, lembrando que as prefeituras tem sido grandes parceiras na realização deste projeto, inclusive, o instituto é parceiro também nos programas sociais das prefeituras.

Ainda segundo Carlos Eugênio, o motivo da visita é o de ouvir a respeito do interesse do município em receber o instituto e de ter um espaço para tal fim, a exemplo de outros municípios que implantaram o IFF, caso mais recente de Uruguaiana, que em apenas seis meses implantou o instituto na cidade.

O prefeito Paulo Butzge informou que na conversação que tiveram com a reitora Carla em Santa Maria, foi exposta  a intenção de trazer o instituto para Candelária, uma idéia que partiu do Pastor Dorival, e que tomou corpo, quando as pessoas perceberam a magnitude do projeto. “É um grande sonho para o município e até para a região, e diante disso, a comissão pró-Universidade, liderada pelo Pastor Dorival, criou um projeto que foi apresentado para a reitora, que informou que encaminharia o coordenador para Candelária, para auxiliar o município nas adaptações que serão necessárias ao projeto já existente, para atender as normas do instituto”. Para tanto, o prefeito Paulo convocou para esta reunião o secretário de Planejamento, João Dalosto Porto, a secretária de Educação, Sônia Pereira, Pastor Dorival Ristow e membros do conselho pró-Universidade de Candelária. Paulo Butzge salientou inclusive aos representantes do instituto, que Candelária já possui um local apropriado para a instalação do instituto, onde hoje está lotada a Secretaria Municipal de Educação, local inclusive que no passado, abrigou uma escola. Paulo salientou que “o local é perfeito para instalação do instituto, possui sete ou oito salas de aula, auditório, cozinha, enfim, temos a oferecer de imediato para a instalação do instituto”, afirmou o prefeito.

Visita

Após a reunião, os protagonistas da reunião se dirigiram até a Secretaria de Educação, sita a rua Thompson Flores, onde os representantes do IFF Santa Maria puderam conferir o prédio oferecido pelo município, visitando todo o complexo e auferindo a possibilidade de instalar naquele local o tão sonhado projeto. Após examinar atentamente as salas que compõe as instalações da Secretaria de Educação, o coordenador Carlos Eugênio e o Assessor Roberson foram unânimes em afirmar que o local é adequado totalmente, e que o projeto está em andamento, ou seja, sinal verde para a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no município.

O projeto, idealizado por Dorival, começa a ficar palpável, o que não significa que o município irá desistir da Universidade. Segundo o idealizador do projeto, Dorival Ristow, “a idéia do campus de forma alguma está descartada, o instituto é mais uma ótima opção, a que der certo primeiro, é a que tentaremos implantar”, afirmou Ristow.

Na foto o prefeito Paulo Butzge acompanhado da Comissão pró Universidade e os representantes do IFF Santa Maria no local onde poderá ser implantado o instituto.

Foto: Erni Bender