Ir para o Conteúdo

Candelária, 24 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Iº Festival de Folclore do Botucaraí começa na próxima segunda-feira
21 de Agosto de 2014

Iº Festival de Folclore do Botucaraí começa na próxima segunda-feira

Apresentações de grupos folclóricos de Argentina e Chile, além de grupos locais

 

Candelária vive nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto o Iº Festival do Folclore do Botucaraí, com a participação de seis grupos folclóricos. A idéia surgiu desde o ano passado, puxado pelo grupo de danças Dançarte, que pertence a Associação Cultural Érico Veríssimo, ACCEV, através do professor Alan da Silva Rodrigues , que já tinha contato e experiências com outros festivais de folclore, mais especificamente de Soledade, e, juntamente com Dionatan Tavares da Silva, Oficial da Governança Administrativa, acompanharam naquela cidade,   que realiza um festival de folclore há dois anos, e de lá trouxeram  a idéia de fazer um Festival do Folclore para Candelária.

A partir de então, a idéia foi levada ao presidente da ACCEV, Roque Rathke que de imediato se entusiasmou, e desencadeou junto ao prefeito Paulo Butzge, que também se acatou a brilhante idéia, e  através da associação, determinoiu todos os trâmites necessários para a realização do Iº Festival de Folclore Botucaraí de Candelária.

Para tanto, foi formada uma comissão que tem Roque Rathke, como Presidente, Dionatan Tavares, secretário geral, Julio Massirer na Comunicação, o Alan e a Kelly Larger na parte Artística, Brunilda Pereira e equipe na parte da recepção, e com a parceria do pessoal do festival de Soledade, que realiza o seu  festival dias antes (22, 23 e 24 de agosto), e que irá garantir a participação de dois grupos de fora do Brasil, que vem participar em Soledade e aproveita o momento e participa em Candelária, que são os grupos Ballet Folclórico Argentino Martin Guemes e o “Bafotito Ballet Folclórico Infantil de Tumeco, Chile. Além desses, também participam o Grupo Folclórico de Estrela, que é um “Conjunto de Danças Típicas Alemãs”, além dos grupos do CTG Sentinela dos Pampas,  Grupo de Arte Nativa  do Colégio Guia Lopes e Dançarte.

O Iº Festival do Folclore de Candelária acontece na segunda, terça e quarta-feira, justamente para tornar possível a vinda dos grupos da Argentina e do Chile, que tem compromisso  com Soledade no final de semana. Segundo Dionatan Tavares, “conseguimos trazer estes grupos internacionais, mas por outro lado, perdemos outros grupos que não poderão participar porque as pessoas não foram liberadas de seus trabalhos para poder participar, como por exemplo, grupos de Ijui, que tem uma entidade chamada Ueti – União das Etnias de Ijuí, que tem 12 etnias diferentes, porém, não poderão participar justamente por ser em dias de semana. Para o próximo festival, necessariamente a realização será no final de semana, o que vai garantir uma maior participação de grupos.

O evento contará também com um convite muito especial dos grupos, que percorrerão a Avenida Pereira Rego, principal avenida de Candelária, no dia 27 a partir das 14h30m, com os grupos vestidos com sua indumentária, fazendo uma pequena apresentação nos locais previamente determinados para tal fato, e convidando a população para que logo mais, as 19 horas, acompanhe os shows no Ginásio Gigante do Botucaraí, no Parque de Eventos de Candelária.

Confira a programação:

25/08 – segunda-feira

18hs - Credenciamento dos Grupos Internacionais na sede da AABB (Chile e

Argentina)

18:30hs – Recepção dos Grupos Internacionais por autoridades locais.

19 hs – Jantar com animação do Grupo Freundenkreis

21 hs – Encerramento e encaminhamento da hospedagem

 

26/08 - terça-feira

8:30hs – Inicio das apresentações no Ginásio Gigante do Botucaraí – palco do evento

9hs – Apresentação dos grupos internacionais somente para as escolas e grupos locais.

10hs – Oficina de Integração e Cultura

11hs – Integração

12hs – Almoço para grupos Internacionais na AABB com apresentação do Grupo de Capoeira

13:30hs – Inicio das apresentações no Ginásio Gigante do Botucarai

14hs - Apresentação dos grupos internacionais somente para as escolas e grupos locais

15 hs – Oficina de Integração e Cultura

16hs – Integração

16:30 as 19hs – livre

19hs – Apresentação das Invernadas Pré Mirim e Xirú do CTG Sentinela dos Pampas

20hs – Junta de integração no CTG Sentinela dos Pampas

20:30hs – Baile com o Grupo Talo do Mango

22hs – Encerramento e retorno para hospedagem

 

27/08 - quarta-feira

9hs- Visita Turística ao Aqueduto e Museu de Paleontologia de Candelária.

11:30hs – Apresentação da Orquestra do Medianeira na AABB

12hs - Almoço na AABB

14:30hs – Desfile de Rua

16hs – livre

19hs – Show de folclore aberto ao público,  com entrada franca no Ginásio Gigante do Botucaraí com apresentações dos grupos folclóricos da Argentina, Chile, Alemanha e grupos locais.








+ notícias