Ir para o Conteúdo

Candelária, 28 de Março de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Estudante alemã visita Candelária
17 de Novembro de 2008

A liberdade dos jovens, a hospitalidade e utilização de alguns instrumentos já extintos na Alemanha, chamaram a atenção da jovem alemã Sandra Bitsch, de 17 anos, que está hospedada com a comerciante Olívia Steil Mundstock.  Sandra, que recentemente encerrou os estudos básicos na cidade de Gaildorf, a 70 quilômetros de Stuttgart, resolveu conhecer o Brasil antes de seguir seus estudos.
 Mas a ponte entre Gaildorf e Candelária, que possibilitou a viagem foi construída em 1989. Naquela época, Olívia era professora de alemão e foi para a Alemanha fazer um curso. Lá ficou na casa de Regina Sauter, com quem firmou grande amizade.
Foi Regina, que indicou a Sandra a viagem ao Brasil e a Candelária, pois ela é filha de uma amiga. Sandra chegou no último dia 2 e ficará em Candelária até o dia 20 de dezembro. “Neste período ela irá fazer várias viagens, visitando as reduções jesuíticas, Pelotas, Rio Grande e Foz do Iguaçu”, disse Olívia.
Em uma semana em Candelária, Sandra já captou várias impressões que levará para o resto da vida sobre o Brasil e Candelária. Uma delas é a liberdade que os jovens têm. Eles se encontram nas ruas à noite e vão a bares e boates beberem cerveja. Na Alemanha, eles só podem utilizar bebidas alcoólicas somente depois dos 18 anos e não devem chegar em casa após às 0h30min. Além disso, os jovens e reúnem em casa de amigos e locais mais reservados para eles.
Ela também ficou impressionada coma utilização de carretas e carroças puxadas por animais. Também se impressionou que as escolas ainda usam o mimeógrafos para fazer cópias. “Essas coisas ela só tinha visto em museus”, comentou Olívia.
Outro aspecto que chamou a atenção de Sandra é foi a hospitalidade. Quando chegou em Porto Alegre no vôo da Alemanha, Sandra precisou esperar  mais algumas horas  pelas sua malas que vinham em outro vôo. “Ela pensou que isso seria um problema, que nos deixaria irritados. Se fosse na Alemanha haveria esta reação, mas ficou surpresa com a nossa reação tranqüila. Ela também achou curioso que quando saímos à rua, sempre cumprimentamos as pessoa e conversamos bastante”, disse Olívia
Na alimentação, Sandra ressaltou a fartura e a variedade da alimentação, principalmente com a quantidade de carne. Ela também gostou muito do churrasco e de chimarrão e até já escolheu um time para torcer, o Internacional.

Folha de Candelaria







+ notícias