Candelária, 16 de Abril de 2024

27 de Outubro de 2008

1ª Semana do Idoso de Candelária

1ª SEMANA DO IDOSO DE CANDELÁRIA

TEMA: “A valorização do idoso na sociedade”

O Conselho Municipal do Idoso de Candelária foi criado pela Lei nº 052 de 25 de setembro de 2003. Por algum tempo este Conselho esteve desativado, sendo reativado em 28 de abril de 2008.

Sua composição se dá através de membros titulares e seus respectivos suplentes, de forma paritária, compreendendo representantes do Governo Municipal, através das Secretarias Municipais de: Assistência Social e Habitação, de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e Cultural e de Finanças e Coordenação Econômica, e também através de organizações representativas da Sociedade Civil ligadas à área, como: Grupo de Terceira Idade, Sindicato Rural de Candelária, Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Associação Recanto da Vida, Lions Club Botucaraí e Sociedade Beneficente Hospital Candelária.

O Conselho Municipal do Idoso está bastante atuante em nosso município, tendo participado de Seminários Estaduais. Também teve a iniciativa de criar a SEMANA DO IDOSO DE CANDELÁRIA, que este ano terá como tema: “A valorização do idoso na sociedade”. Sendo assim, todos os anos teremos esta Semana do Idoso inclusa no calendário do nosso município.

Na abertura da 1ª Semana do Idoso, fizeram parte da mesa, autoridades municipais, como: o Prefeito Municipal, Sr. Lauro Mainardi; a Primeira Dama, Sra. Jussara Mainardi; o Vice-Prefeito, Sr. Enio Alfredo Hübner, a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Sra. Leandra Sartori; o Comandante da Brigada Militar, Capitão Rodrigo Righes Sartori; o Presidente da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas, Sr. Celso Wendler, e também o palestrante da tarde, o Consultor Técnico da Área de Saúde da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Sr. Leonildo José Mariane.

Além dessas pessoas, também estiveram presentes neste evento: demais secretários municipais, funcionários municipais, diretores de escolas, presidentes de comunidades locais e de clubes de serviço, sindicatos, voluntários do município, gerentes de bancos, e demais participantes, totalizando, durante a semana, cerca de 300 pessoas.

1ª SEMANA DO IDOSO DE CANDELÁRIA

DE O6 A 11 DE OUTUBRO DE 2008

“A VALORIZAÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE”

PROGRAMAÇÃO:

DIA 06/10:

LOCAL: AABB.

14h: Recepção com os alunos da EMEF Christiano Affonso Graeff.

14h30min: Abertura Oficial.

15h: Palestra com Sr. Leonildo José Mariane, Consultor Técnico da Área de Saúde da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

16h: Espaço para perguntas.

16h30min: Coquetel de confraternização.

17h: Encerramento.

DIA 07/10:

LOCAL: AABB.

14h30min: Gincana Cooperativa com os Grupos de Convivência da Terceira Idade, e participação de alunos da EMEF Christiano Affonso Graeff.

DIA 08/10:

LOCAL: ESF Rincão Comprido.

14h: Abertura.

14h30min: Ginástica e atividades com a Professora de Educação Física Dinéia Molz.

15h: Palestra com a Enfermeira Priscila Bernardes.

16h: Palestra com o Sr. Celso Wendler, Presidente da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas.

Outras atividades durante a tarde, como bingo e corte de cabelo.

DIA 09/10:

LOCAL: ESF Marilene.

14h: Abertura.

14h30min: Palestra com a Enfermeira Daniela Schneider.

15h30min: Palestra com o Sr. Celso Wendler, Presidente da Associação dos Trabalhadores, Aposentados e Pensionistas.

16h: Apresentação Artística com alunos da EMEF São João Batista de La Salle.

DIA 10/10:

LOCAL: Centro Social Amigo da Criança.

14h: Abertura.

14h30min: Atividade com o Sr. Luis Valdir Soares.

15h: Palestra com uma técnica de saúde do ESF Ewaldo Prass.

16h: Apresentação de Teatro da EMEF Christiano Affonso Graeff.

DIA 11/10:

LOCAL: Praça Municipal Alberto Blancard da Silveira, com Mateada oferecida pela Erva Mate Ximango.

14h: Abertura Oficial.

14h30min: Apresentações Artísticas e Culturais.

17h: Encerramento.

ORGANIZAÇÃO: Conselho Municipal do Idoso de Candelária