Candelária, 23 de Abril de 2024

SAMU de Candelária recebe Certificado de Qualificação
16 de Abril de 2014

SAMU de Candelária recebe Certificado de Qualificação

Auditores do Ministério da Saúde consideram a base do SAMU de Candelária como uma das melhores estruturas do Estado, e recebe certificado de Qualificação pelo Ministério da Saúde aumentando os recursos para este serviço.

O município de Candelária – RS possui uma base descentralizada integrante do SAMU 192 de Porto Alegre Estadual – RS, sendo regulado pela Central de Regulação das Urgências localizada no município de Porto Alegre.

Esta base SAMU, foi habilitada para recebimento de recursos de custeio por meio da Portaria GM/MS nº 2061, de 30 de agosto de 2011, que estabeleceu recursos no montante de R$ 15.000,00/ano a serem repassados diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal/Estadual de Saúde.

De acordo com o disposto no artigo 29, parágrafo único da Portaria 1.010 de 21 de maio de 2012, quando realizada visita técnica pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), a mesma deverá atestar: a) a manutenção da padronização da estrutura física visual da Central de Regulação Médica e bases Descentralizadas do SAMU 192; b) a padronização visual dos uniformes das equipes; c) as condições de funcionamento do serviço e avaliação do cumprimento do Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências.

No dia 10 de abril, compareceram na Base SAMU do município os auditores do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, para avaliação da estrutura deste serviço. Após avaliação pela equipe técnica, a BASE SAMU de Candelária foi considerada pelos auditores do MS, como uma das melhores do Estado. Recebendo assim, o Certificado de Qualificação.

No Estado do RS, apenas Candelária e Estrela estão com BASEs Samu Qualificadas. Proporcionando assim ampliação de recursos para estes serviços.

Segundo a Secretária de Saúde, Aline Trindade, este reconhecimento se deve ao grande comprometimento da equipe do SAMU no município, especialmente a dedicação do Coordenador do Serviço, Nelcindo de Mello Vargas que junto com toda equipe se empenharam para que todos os requisitos fossem atendidos.

Para o prefeito Paulo Butzge, “este reconhecimento não causa surpresa, já que o município vem investindo maciçamente na saúde, especialmente na qualificação dos funcionários, e por isso, o resultado não poderia ser outro, estamos todos de parabéns”, finalizou o prefeito.

Na foto secretária Aline Trindade com os componentes do SAMU

Foto:  Amanda B. Bredow