Candelária, 25 de Abril de 2024

Plano de Habitação: ferramenta a favor de uma moradia digna
22 de Setembro de 2008

A noite da última segunda-feira, 15, marcou o lançamento oficial do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), viabilizado pela prefeitura de Candelária, através das secretarias de Planejamento e de Assistência Social e Habitação, com suporte técnico da empresa Latus – consultoria, pesquisa e assessoria de projetos LTDA, ganhadora do processo licitatório. Participaram da solenidade autoridades, lojistas, bancários e comunidade em geral.

Durante o evento, o projeto foi apresentado por Cláudia Damasio, da Latus, e pelo coordenador local, o arquiteto da prefeitura Tiago Cazarotto. Eles explicaram que o objetivo da ação é ampliar o acesso da comunidade à moradia digna, tanto na cidade como também no interior. Além disso, o PLHIS será um facilitador na aquisição de recursos estaduais e federais para a construção de casas populares. Hoje, o Plano de Habitação é uma exigência da Caixa Econômica Federal para facilitar a liberação de verbas.

A primeira fase do projeto, iniciada em agosto, compreendeu a metodologia, com trabalhos de estruturação das diretrizes do projeto. A próxima etapa corresponde a um diagnóstico do município e, posteriormente, serão elaboradas as estratégias de ação. A expectativa é de que o plano esteja concluído até março de 2009. Para tanto, será imprescindível o empenho das duas equipes de trabalho. A equipe ampliada terá a responsabilidade de garantir a articulação dos conteúdos do plano com as demais ações da prefeitura, acompanhando seu processo de elaboração e participando sempre que for convocada. Já a equipe executiva é a responsável por coordenar todo o processo de elaboração dos conteúdos do plano.

PARA SABER MAIS

O Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) é uma fonte de subsídios, assim como o Plano Diretor. O projeto dará todo o suporte para apontar as reais necessidades do município no que se refere à habitação, tanto na área urbana como também na rural, e ainda será um facilitador na aquisição de recursos para moradia junto aos governos do Estado e Federal. O plano traz informações, dados estatísticos e aponta as reais necessidades para os projetos sociais na área de habitação.

Fonte:Folha de Candelária -  Michelle Treichel