Candelária, 04 de Maio de 2024

Campanha de Vacinação contra a Rubéola

A Secretaria Municipal de Saúde espera você nesta Campanha

Previna-se

Neste sábado dia 9, acontece a Campanha de Vacinação contra paralisia infantil, onde devem ser vacinadas crianças com menos de 5 anos de idade. Neste mesmo dia, inicia a Campanha de Vacinação da Rubéola, que vai de 09 de agosto a 12 de setembro.

Saiba mais: É importante lembrar que o Rio Grande do Sul, apresenta um dos mais altos índices de rubéola no país. Sendo que no Brasil só no ano de 2007, as pesquisas apontaram 5.440 casos de rubéola em homens e em mulheres 2.421. Pode-se considerar este índice um tanto assustador, pois como podemos perceber, o número de casos em homens, e mais do que o dobro diante do número de casos em mulheres. Por este motivo é importante que todos procurem os postos de vacinação e fique imunizado da doença.

Quando? De 09/08 a 13/09

Pra quem? Homens e Mulheres sendo vacinados anteriormente ou não

O que devemos fazer? Procurar o Posto de saúde mais próximo

Importante: Apenas gestantes não devem se vacinar

Sintomas: A rubéola leva de 12 a 23 dias para se manifestar. Durante esse período, a pessoa infectada pode sentir mal estar, indisposição e aumento doloroso dos gânglios atrás das orelhas e pescoço. Após essa fase, surgem erupções cutâneas (exantemas) com início no rosto e no pescoço e disseminação para o tronco e para o resto do corpo. Essas erupções desaparecem em aproximadamente três dias. Além disso, pode aparecer febre baixa e leve dor de garganta. Nas mulheres as dores articulares são comuns.