Candelária, 04 de Maio de 2024

04 de Agosto de 2008

PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social

Plano trará prioridade para Candelária

PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social vai agir como facilitador de recursos para construção de casas populares.

No último dia 30, quarta-feira pela manhã, aconteceu à primeira reunião entre equipes para traçar as estratégias de trabalho do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social. Estiveram presentes representantes da empresa Latus, arquiteta Cláudia Pilla Damazio e Jaqueline Menegassi juntamente com o economista Gevaci Perroni, a empresa é especializada em Consultoria, Pesquisas e Assessorias de Projetos Ltda. É importante lembrar que Candelária é um dos 50 municípios em todo o estado, contemplado com recursos do Ministério da Cidades para elaboração do PLHIS.

O que é PLHIS: é um instrumento que tem o objetivo, de diagnosticar a situação habitacional no município de Candelária e dar as orientações e diretrizes, para o planejamento do setor habitacional do município, tanto na área urbana quanto rural, com foco especial na habitação de interesse social.

Qual sua finalidade: O Plano serve como facilitador de recursos para o município. Habilita Candelária a receber recursos para construção de casas populares, sendo que as cidades que contam com o plano serão priorizadas.

O Plano vai contar com duas equipes. A equipe executiva, onde será feito o trabalho de execução e divulgação do plano, tendo como responsáveis as Secretarias de Assistência Social de Habitação, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Agricultura. A equipe ampliada (conta com órgãos governamentais ou civis), Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, Secretaria de Finanças, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Ministério Público. A equipe Ampliada e executiva fará a legitimação do processo do plano Habitacional de interesse social.

É importante salientar que todas as entidades serão convidadas a estarem presentes nesta equipe, sendo estes, Ministério Público, Cartório de Registros de Imóveis, Acic, Caixa Econômica Federal, representantes do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Associações de Bairro, como, bairro Evaldo Prass, bairro Marilene e bairro princesa e Conselho Municipal de Habitação, entre outras entidades.