Candelária, 05 de Maio de 2024

Conheça ações e projetos da Secretaria Municipal da Saúde de nosso município
09 de Abril de 2008

Conheça ações e projetos da Secretaria Municipal da Saúde de nosso município

A Secretaria Municipal da Saúde se preocupa e muito com a saúde da população. A seguir, veremos algumas ações e implantações que foram e estão sendo realizadas na área. É importante salientar, que está secretaria tem como prioridade, não somente a saúde, mas também o bem estar e qualidade de vida da comunidade.
Humanização – A prefeitura se preocupa também em proporcionar conforto e bem estar à população. Pensando nisso foram colocadas cadeiras e bancos na parte interna e externa da Secretaria de Saúde.

Farmácia Municipal
Farmácia Básica Municipal em nova localização, a mudança proporcionou aos usuários uma recepção mais adequada, e aos funcionários um espaço mais amplo.

Projeto Interagindo
Trabalho com escolas municipais, onde os alunos escolhem um tema na área da saúde, e expõe durante um determinado tempo na Farmácia Municipal. O projeto tem como objetivo, informar os alunos sobre doenças e formas de preveni-las.

Odontologia:
Você Sabia?
Que em média, são realizados por mês 1.400 atendimentos odontológicos em todo o município.

Fisioterapia
A Secretaria Municipal da Saúde dispõe em media, 500 seções de fisioterapia por mês

Falando Sobre
Folders, sobre doenças, instruindo como prevenir e tratar o problema.

Sorrindo para o futuro
Realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com SESC, o projeto tem como objetivo, diminuir o índice de caries, e conscientizar os alunos sobre a importância de manter a saúde bucal. Cerca de 300 alunos de escolas municipais são beneficiados com este projeto. São realizadas palestras com intuito de orientar os alunos sobre escovação. Pra isso, a Dentista Stefani, conta com a ajuda dos professores, para que seja feita, diariamente a escovação de forma correta. É feita uma avaliação anual, para verificar a saúde bucal de cada aluno.

Grupo dos idosos
Palestras, danças, entre outras atividade

Grupo de Gestantes

Pré Natal
Grupo puelpério: orientação pós parto
Grupo puericultura: acompanhamento com toda a equipe com crianças de zero a um ano de idade Depois se faz um acompanhamento dos 2 ao 5 anos de idade.
Prevenção da Dengue – Trabalho de conscientização através de folders, cartazes, visitas domiciliares, palestras em escolas, recolhimento do lixo urbano.e também é realizado conjunto com ESFs É feito também um trabalho de investigação e orientação em possíveis criadouros do mosquito.

Você Sabia que...
São realizadas aproximadamente quatro mil visitas domiciliares por mês em todo o município.

Você sabia?
Que no governo atual, já foram repassados até o momento, mais de R$ 233.396,20 com Programa do Governo do Estado A Nota em Minha!!

Aquisição de veículos
Ambulância – R$ 58.825,00
Ambulância – R$ 111.880,00
Corsa – R$ 36.089,00
Gol – 31.254,00
Gol – 23.602,00
Kombi – 42.583,00
Total R$ 304.233,00

Você sabia?
Que aproximadamente 1000 pessoas por mês, são transportadas com veículos da Secretaria Municipal da Saúde de Candelária para hospitais, clinicas entre outros procedimentos médicos. Só com empresas terceirizadas é gasto por ano R$ 153.474,35
ESF III RINCÃO
Um posto de saúde no Bairro Rincão Comprido já era solicitado há muito tempo pelos moradores. Depois de muito esforço e garra o sonho virou realidade. Pois para fazer consultas médicas, os residentes do bairro, precisavam se deslocar até o Posto Central, muitas vezes encontrando dificuldades. Devemos lembrar que com a implantação do ESF III, facilitou e muito a vida dos moradores, pois quando necessário médico juntamente com toda a equipe vai ao encontro dos pacientes
O investimento na construção do ESF foi de R$ 47.978,00, mais aquisição de equipamentos e material permanente R$ 60.000,00, totalizando R$107.978,00

CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial)

Em julho de 2006 foi inaugurado o novo prédio do CAPS I, com localização central, melhor infra-estrutura e instalações. O número de consultas dobrou de 150 para 300 consultas mensais, assim, beneficiando a saúde da população.
O investimento na aquisição do imóvel e material de consumo foi de R$ 89.482,27
São desenvolvidas várias atividades com os pacientes, como, psicoterapia individual e de grupo, atendimento psiquiátrico, procedimentos ambulatoriais, visitas domiciliares, oficinas terapêuticas, oficinas de artesanato, oficina de culinária, grupos familiares e grupo de dependência química. É feito também um trabalho conjunto com o Posto Central e PSF’s, onde são realizadas palestras.