ESF - Estratégia Saúde da Família ESF - Estratégia Saúde da Família

Notícias


Aparelhos dentários: solução estética mas que exige cuidados.

28/03/2011

 
 
Aparelhos dentários: solução estética mas que exige cuidados.
 
A ortodontia está em alta. Com o surgimento dos aparelhos transparentes, menos perceptíveis, a preocupação com uma dentição perfeita deixou de ser dirigida a crianças e adolescentes, passando a interessar adultos - e como!
Mais do que corrigir defeitos de alinhamento dos dentes e maxilares, a procura pelo sorriso perfeito tem levado empresas do ramo a desenvolverem novos métodos onde, em menor espaço de tempo e custo, o paciente obtém melhores resultados. Conheça o que o mercado oferece:

Aparelhos dentários

Há 30 anos no mercado, os aparelhos fixo e móvel fazem um misto de tortura e felicidade dos seus usuários. Entenda para que servem e quais as diferenças entre os dois tipos:

O aparelho móvel serve para executar pequenos movimentos dentários.

- Indicação: Para quem está em fase de crescimento, especialmente entre 6 a 12 anos ou para contenção no fim do tratamento.
- Recomendação: Uso constante, dia e noite, esquecer de usar frequentemente prejudica o resultado do tratamento.
- Machuca? Segundo André Moreira, ortodontista no Rio de Janeiro, "pode machucar como um sapato novo, mas há remédio: se começa a incomodar, basta diminuir o tempo de uso e voltar ao ortodontista para os ajustes necessários".
- Limpeza: a habitual, já que o aparelho pode ser retirado.
- Duração: Pode ser em duas etapas, a primeira de um a dois anos para corrigir problemas ósseos e funcionais. Depois, em alguns casos, o aparelho fixo entra como complemento.
- Material: "São confeccionados com fios de aço (para os arcos e molas) e resina acrílica (para o corpo do aparelho). Podem ser usados acessórios como parafusos expansores para aumentar a largura do aparelho e expandir a arcada gradualmente", diz André Moreira.
O aparelho fixo é basicamente composto de bráquetes (pequenos suportes) colados nos dentes.

- Indicação:
pessoas que precisam de uma maior movimentação dos dentes de forma tridimensional.
- Recomendação: É preciso que a pessoa tenha uma boa saúde bucal, sem cáries ou problemas nas gengivas. Avaliação feita por profissional competente deve ser considerada.
- Machuca? O ortodontista André Moreira explica: "No início, enquanto as bochechas e lábios ainda não se acostumaram, pode ser necessário usar a cera de proteção para evitar aftas. Ela impede que os bráquetes fiquem em atrito com a mucosa bucal. Após o primeiro mês, geralmente a mucosa se adapta e o incômodo termina. Há ainda a situação em que os bráquetes são colados, mas o arco não é colocado de imediato. Neste caso, a boca pode se machucar mais.
- Limpeza: A correta higiene da boca é fundamental, o uso da escova e do fio dental são muito importantes. Limpar bem em volta dos bráquetes dando uma atenção especial à área mais próxima à gengiva é o segredo.- Duração: por volta de dois anos
- Material: "O aço inoxidável é usado para a confecção dos bráquetes. Os estéticos podem ser de policarbonato, porcelana (cerâmica) ou safira sintética. Os arcos ortodônticos usados em todos os aparelhos podem ser fabricados com diversas ligas como o Nitinol (níquel+titânio), TMA (titânio+molibidênio) ou mesmo aço inoxidável", explica o Dr. André
Aparelho “invisível”

De uns tempos para cá, os olhares, ou melhor, os sorrisos de aprovação se voltam para a atual vedete: o sistema Invisalign, desenvolvido por uma empresa americana. Foi o tratamento escolhido de Gisele Bündchen, em 2006, para fazer alguns retoques dentários – não é pra menos: além de discreto, seu uso é fácil e confortável.
“Valores atuais de um tratamento com o Invisalign, dependendo do profissional escolhido, começam a partir de R$ 4 mil”
O procedimento é simples e eficaz: um computador, na sede da empresa, define todo o tratamento com base no prontuário e no molde da boca do paciente. Em seguida, desenvolve alinhadores de acrílico que são enviados para o ortodontista, em qualquer lugar do mundo. Nas visitas ao consultório, em média a cada 15 dias, esses alinhadores são trocados e assim sucessivamente até o fim do tratamento, que dura por volta de dois anos.

Segundo o ortodontista Maurício Casa, de São Paulo, o sistema Invisalign é indicado para pacientes a partir de 15 anos de idade, mas somente após um exame clínico é possível definir qual o aparelho indicado. "É quase invisível e muito confortável. Não tem metais ou fios colados nos dentes que possam machucar a bochecha e não interfere na fala. Porém não serve para todos os casos de maloclusão e seu custo é maior do que o tratamento convencional", pondera. Valores atuais de um tratamento com o Invisalign, dependendo do profissional escolhido, começam a partir de R$ 4 mil - somente os alinhadores, não contando a manutenção.
Fonte: www.bolsademulher.com
 
É isso aí, gurias! Gostaram? Se tiverem algum assunto que vocês querem saber mais, entrem e contato, mandem uma mensagem! Um abração!!
Veridiana Hauth.


Aparelhos dentários: solução estética mas que exige cuidados.


Comentar Este Tema

veja mais


Eventos

No momento não há nenhum evento cadastrado.

Fotos

Prefeitura Municipal de Candelária / RS
Av. Pereira Rêgo, 1665 - Fone: 51 3743 8126 - Cep: 96930 000
Departamento de Informática e Tecnologia

S-Maq S-Info